Terremoto em São Paulo? Brasil não está livre dos abalos sísmicos e explicamos o motivo

A imagem que abre esse conteúdo mostra os estragos em Itacarambi, em Minas, atiginda por terromoto em 2005
Itatiaia
Moradores da cidade de Itajobi, em São Paulo, foi surpreendidos com um terremoto de magnitude 3,4 na última quarta-feira. Além do susto, uma dúvida pairou no ar: isso foi realmente um terremoto?
A resposta é sim e esse abalo sísmico foi registro pela Rede Sismográfica Brasileira e já está em análise pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.
Há terremotos no Brasil, sim
Se você é da época em que se diziam nas escolas que não aconteciam terremotos no Brasil, saiba que você foi enganado por muito tempo.
Na realmente, as características da placa tectônica que está abaixo do território brasileiro nos protegem um uma catástrofe, mas não nos tira das trilhas dos terremotos.
Qual é a nossa placa tectônica?
A placa tectônica em que o Brasil se encontra é a Placa Sul-Americana. No Brasil, os abalos sísmicos têm origem em falhas geológicas muito antigas e só refletem tremores que acontecem em países vizinhos.
As regiões brasileiros que mais registram terremotos são o Sudeste e o Nordeste, mas também há registros no Norte e Centro-Oeste. A região Sul é a menos impactada.
Já houve morte em terremoto no Brasil
Minas Gerais registrou a única morte causada por um terremoto no Brasil. Em 2007, um abalo de 4,9 grau matou uma pessoa em Itacarambi, deixando ainda cinco feridos e várias casas destruídas.
Comentários do Facebook