Área de escape do Anel Rodoviário de BH é utilizada pela terceira vez em uma semana

Desde a inauguração, em 2022, pelo menos 16 potenciais acidentes envolvendo caminhões e carretas teriam sido evitados pelo uso do local
Por Hermano Chiodi O Tempo
A BHTrans informou que a área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, na descida para o bairro Betânia, foi utilizada mais uma vez na madrugada deste sábado (19 de abril). Foi a terceira ocorrência nesta semana.
O acidente ocorreu durante a madrugada, o veículo, uma carreta de carga, entrou na área de escape e tombou. De acordo com a BHTrans, o motorista não se feriu e acionou a seguradora para retirar o veículo do local. O trânsito no local não foi afetado pela ocorrência. Ainda não foram divulgados detalhes sobre as causas do acidente.
Foi o terceiro veículo a utilizar a área, inaugurada em 2022, apenas nesta semana. Na quarta-feira um caminhão baú também tombou no local após problemas mecânicos que obrigaram o motorista a acessar o espaço para evitar um acidente maior. No último domingo (13 de abril), um veículo de passeio também teria parado no local após o motorista ter errado o caminho. Em nenhuma das ocorrências houve feridos.
Área de escape no Anel Rodoviário de BH
A área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte foi entregue em agosto de 2022 e com o caso dessa quarta-feira já evitou 16 potenciais acidentes graves com veículos de carga. O projeto foi desenvolvido pela BHTrans e a execução das obras foi feita com a supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
A área de escape fica no trecho entre a BR-040 e o trevo do Bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao Buritis. A estrutura é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida (cinasita), que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo. Uma série de placas e um painel de mensagens digitais orienta os motoristas sobre a área de escape.
A PBH assumiu a execução das obras, mesmo o Anel Rodoviário sendo uma área de responsabilidade do governo federal. As obras duraram nove meses com investimento de R$ 3,5 milhões com recursos do município. No local, foram feitas obras de drenagem, estruturas de concreto, pavimentação, sinalização, iluminação e obras complementares.
As equipes do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) monitoram, por meio de uma câmera instalada em frente à estrutura, a entrada do caminhão na área de escape e acionam o protocolo de segurança. Equipes da BHTrans e Polícia Militar Rodoviária são direcionadas para atender a ocorrência, juntamente com guindastes e reboques.
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