Jeep Compass Blackhawk: potência e exclusividade valem o preço?

Versão top de linha do SUV agrada pelo motor 2.0 turbo de 272 cv, além do design agressivo e tecnologia embarcada
Autotempo Por Igor Veiga
Em 2024, a Jeep elevou a aposta no Compass com a introdução das versões topo de linha Overland e Blackhawk, equipadas com o motor 2.0 Hurricane a gasolina.
Se a motorização turbodiesel já agradava, a nova opção busca um público que valoriza ainda mais potência e exclusividade.
Design imponente
Testamos a versão Blackhawk, que se destaca pelo visual diferenciado com acabamentos escurecidos e um pacote tecnológico aprimorado. O objetivo é claro: conquistar quem busca, além de força, um toque de sofisticação.
De olho no segmento de SUVs médios, um dos mais competitivos do Brasil, a Stellantis equipou o Compass Blackhawk com o motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv e 40,1 kgfm de torque.
Uma série de modificações garante que o modelo suporte essa potência extra, proporcionando uma experiência de condução mais emocionante.
Apesar do desempenho aprimorado, o conforto foi mantido. Os freios dianteiros maiores e as novas rodas de 19 polegadas com tecnologia Seal Inside contribuem para a segurança e praticidade. A suspensão, com acerto mais firme, oferece mais segurança em curvas e ultrapassagens.
Desempenho ágil
O conjunto mecânico inclui um câmbio automático de nove velocidades e o sistema de tração 4x4 Jeep Active Drive Low, com seletor de terrenos e bloqueio do diferencial traseiro.
Essa combinação permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos e uma velocidade máxima de 228 km/h.
Para justificar o preço, o design do Compass Blackhawk recebeu elementos exclusivos, como a grade dianteira com sete fendas redesenhadas e barras horizontais, para-lamas e saias laterais na cor da carroceria, e faróis Full LED com máscara negra.
Interior caprichado
As rodas, o logo da marca e o nome do modelo apresentam um acabamento escurecido, que se estende ao interior com o revestimento do teto em preto. Os bancos em couro e suede, com ajustes elétricos, oferecem mais conforto e praticidade.
O modelo conta ainda com teto solar panorâmico, freio de mão eletrônico e porta-malas com abertura e fechamento eletrônicos e sensor de presença.
Tecnologia e segurança
A central multimídia de 10,1” oferece espelhamento sem fio, e o ar-condicionado é digital dual zone. A versão Blackhawk também inclui carregador de celular por indução. Um destaque é a nova tela customizada do painel digital, a "Performance Pages", que exibe dados de desempenho em tempo real.
A segurança é um dos grandes destaques do Compass Blackhawk, com sete airbags e um sistema ADAS nível 2 que inclui centralizador de faixa, piloto automático adaptativo com Stop&Go, e diversos outros recursos.