Cruzeiro terá time e esquema diferentes em relação ao último embate com o Bragantino; compare

Cruzeiro terá time e esquema diferentes em relação ao último embate com o Bragantino; compare
Gabigol em ação durante o amistoso com o Red Bull Bragantino em março Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino/Divulgação

Do time que empatou com o Massa Bruta em 1 a 1 no final de março, apenas cinco jogadores devem ser mantidos como titulares para o duelo de domingo (20)

Por Frederico Teixeira O Tempo

Em início de trabalho no comando do Cruzeiro, o técnico Leonardo Jardim tem procurado alternativas no elenco celeste. E, até mesmo por isso, diante do Red Bull Bragantino, no domingo (20), em Bragança Paulista, o time terá formação e esquema bem diferentes em relação ao último encontro com a equipe paulista.

Na reta final do mês passado, no dia 24 de março, as equipes se enfrentaram em um amistoso também no estádio Nabi Abi Chedid.

Naquela ocasião, como estavam fora das fases finais de seus respectivos Estaduais, Bragantino e Cruzeiro utilizaram a atividade para dar ritmo de jogo a seus atletas.

Até aquele momento, Jardim havia comandado o Cruzeiro em apenas três jogos oficiais: a derrota para o Democrata de Governador Valadares por 2 a 1 (quando utilizou um time reserva) e os empates com o América na semifinal do Mineiro. 

No amistoso com o Bragantino, Jardim mandou o Cruzeiro a campo com uma formação com apenas dois volantes e quatro jogadores com características mais ofensivas.

Desta forma, o time foi a campo com Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Villalba; Walace, Matheus Henrique, Dudu, Wanderson, Gabriel Barbosa e Kaio Jorge.

O Bragantino abriu o placar com Thiago Borbas, em cobrança de pênalti, e a Raposa buscou o empate com Gabigol.

Depois, no decorrer dos trabalhos na Toca da Raposa, Leonardo Jardim não só alterou a formação tática da equipe como também deu 'oportunidade' a outros jogadores. Também houve mudança em função de lesão.

Em relação a formação tática, Jardim entendeu que o time ficou mais 'encaixado' atuando com três volantes, um meia e dois atacantes.

Já em relação aos atletas, as principais mudanças se deram nas laterais e no meio-campo.

No lado direito, o veterano Fagner conquistou a posição que antes era de William. No esquerdo, Kaiki assumiu o protagonismo, ainda mais após a transferência de Marlon para o Grêmio. Por fim, Villalba voltou à sua posição original, como zagueiro.

Já no meio-campo, três jogadores que não começaram o amistoso contra o Bragantino há menos de um mês atrás hoje são titulares: Lucas Romero, Lucas Silva e Christian.

Outra alteração seria a presença de Matheus Pereira. Entretanto, naquela ocasião o camisa 10 só não foi titular porque havia sido liberado pela diretoria do Cruzeiro para ficar em Belo Horizonte e acompanhar a esposa, que estava prestes a dar à luz ao primeiro filho do casal.

Outra mudança é a ausência de Matheus Henrique, volante que sofreu uma lesão no joelho direito durante a partida com o Mushuc Runa, pela Copa Sul-Americana e teve que passar por cirurgia.

QUANTA DIFERENÇA...

Amistoso: Red Bull Bragantino 1x1 Cruzeiro
Data: 22/03/2025
Cruzeiro: Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Villalba; Walace, Matheus Henrique, Dudu, Wanderson, Gabigol e Kaio Jorge

Brasileirão: Red Bull Bragantino x Cruzeiro
Data: 20/04/2025
Provável Cruzeiro: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge