Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil: principais duelos entre Atlético e Botafogo na história

Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil: principais duelos entre Atlético e Botafogo na história
Atlético e Botafogo voltam a se enfrentar neste final de semana Foto: Pedro Souza/Atlético

Clubes protagonizaram jogos decisivos e polêmicos que acirraram rivalidade entre alvinegros

Por Mateus Liberato O Tempo

Atlético e Botafogo são dois dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro e sul-americano. Ambas as equipes foram fundamentais na formação de vários craques que serviram a Seleção Brasileira e brilharam internacionalmente. Além disso, protagonizaram vários confrontos - decisivos e polêmicos - que ficaram marcados na memória de atleticanos e botafoguenses. No domingo (20), os dois voltam a se enfrentar, em jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, iremos relembrar três confrontos especiais entre os alvinegros.

Campeonato Brasileiro de 1971

O jogo entre Atlético e Botafogo, válido pelo triangular final do Campeonato Brasileiro de 1971, é um dos mais especiais para o torcedor atleticano. Na ocasião, o Galo, comandado pelo técnico Telê Santana, venceu a equipe carioca pelo placar de 1 a 0 e se sagrou campeão da competição em pleno Maracanã. Gol marcado pelo ídolo Dadá Maravilha. O São Paulo, outro time envolvido no triangular, terminou como vice-campeão.

Copa do Brasil de 2007

Sem dúvidas, esse é o jogo mais polêmico na história recente dos confrontos entre Atlético e Botafogo. Os dois times se encontraram nas quartas de final da Copa do Brasil de 2007. A primeira partida, no Mineirão, terminou empatada em 0 a 0. No Maracanã, o Botafogo venceu por 2 a 1. Entretanto, um lance específico marcou o duelo. Aos 46 minutos do segundo tempo, o zagueiro botafoguense Alex Bruno derrubou o meia atleticano Tchô dentro da área. A partida estava 2 a 1 para os donos da casa. O árbitro Carlos Eugênio Simon mandou seguir o jogo e não assinalou o pênalti. O placar permaneceu o mesmo e o Galo foi eliminado da competição. Anos depois, Simon admitiu o erro. A curiosidade é que Cuca, um dos maiores técnicos da história do Atlético, era o comandante do Botafogo na ocasião.

Libertadores de 2024

A final da Libertadores de 2024 ainda está fresca na cabeça de atleticanos e botafoguenses. Em jogo realizado no Monumental de Núñez, na Argentina, o Botafogo se sagrou campeão ao vencer o Atlético pelo placar de 3 a 1. Os cariocas jogaram praticamente com um a menos durante todo o jogo, já que o volante Gregore foi expulso aos 2 minutos de partida.