Eclipse Lunar ou Solar? Qual a diferença e quando serão os próximos? Confira

Eclipse Lunar ou Solar? Qual a diferença e quando serão os próximos? Confira
Eclipse Lunar e Solar.png Eclipse Lunar ou Solar? Qual a diferença e quando serão os próximos? Confira. Reprodução - Pixabay / UFMG
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Nesta segunda-feira (8) em algumas partes do mundo as pessoas poderão ver um eclipse solar total e um eclipse solar parcial, que é quando a lua se alinha entre o sol e a terra

Itatiaia    Por  

 

 

Você, amante ou não de ciência e astronomia, provavelmente já ouviu falar sobre um fenômeno celeste peculiar: o eclipse. E nesta segunda-feira (8) as pessoas poderão ver um eclipse solar total e um eclipse solar parcial, que é quando a lua se alinha entre o sol e a terra. Muito aguardado por astrônomos, o fenômeno poderá ser visto em países da América do Norte, como Canadá, Estados Unidos e México.

Mas afinal de contas, qual a diferença de um eclipse Lunar e Solar?

O Eclipse Lunar, é quando acontece o alinhamento do Sol, Terra e Lua. Ao ficarem perfeitamente alinhados, os astros permitem que nós consigamos desfrutar de um lindo céu diferente do habitual. Vamos à explicação! Quando a Lua, necessariamente em sua fase cheia, começa a entrar na sombra da Terra, acontece o que chamamos de fase parcial.

 

 

A-Ciência-de-um-Eclipse-Solar-alinhamento-entre-o-Sol-a-Terra-e-a-Lua.-Créditos-timeanddate.com_-1024x682.png

A Ciência de um Eclipse Solar, alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua.

Imagem: timeanddate.com

Isto é, parte do satélite natural fica oculto. Em seguida, o fenômeno atinge seu ponto máximo, quando a Lua está totalmente coberta pela sombra da Terra. Posteriormente, o evento chega ao fim com o nosso satélite deixando a sombra da Terra e voltando a ser iluminado pelo Sol.

Vale destacar, que durante o eclipse lunar total, a Lua não desaparece. Na verdade, ela fica com uma cor avermelhada! Na Terra, a mesma coisa acontece durante o nascer e o pôr do Sol, fazendo com que o céu fique avermelhado!

Quando serão os próximos Eclipses Lunares?

O próximo Eclipse Lunar total, ou Lua de Sangue, será visível do Brasil em 14 de março de 2025 e depois novamente em 27 de agosto de 2026. E, diferente dos Eclipses Solares, nenhuma precaução é necessária para observar um Eclipse Lunar.

Eclipses Solar

Já os Eclipses Solares acontecem quando a Lua está em sua fase nova. Eles são o resultado da posição do satélite natural entre o Sol e a Terra, gerando na superfície do nosso planeta dois tipos de sombras: a Umbra, onde o Sol aparece completamente ocultado pela Lua, e a Penumbra, onde apenas parte da luz solar é eclipsada.

Vale mencionar que nem todo Eclipse Solar gera uma Umbra, apenas os eclipses totais. Isso porque existem os eclipses anulares, onde a Lua não está em um caminho ou distância ideal para cobrir completamente o Sol, e os eclipses híbridos, nos quais a Lua está na posição certa para gerar uma Umbra apenas em alguns momentos da ocultação.

 

A-Ciência-de-um-Eclipse-Solar-alinhamento-entre-o-Sol-a-Lua-e-a-Terra.-Créditos-timeanddate.com_-1024x682.png

A Ciência de um Eclipse Solar, alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra.

Imagem: timeanddate.com

Há, é muito importante ressaltarmos que nunca se deve olhar diretamente para o Sol sem uma proteção ou equipamento adequado, uma vez que a intensidade dos raios solares pode danificar os olhos, assim como lentes e câmeras. Uma solução viável é olhar por meio de telescópios que possuam os filtros apropriados, ou através de vidros próprios.

Quando serão os próximos Eclipses Solares?

O último eclipse aconteceu em 14 de outubro de 2023 e foi possível ver de Belo Horizonte. Após esse eclipse, a próxima ocultação do Sol que será visível do Brasil acontecerá em fevereiro de 2027. Vista de Belo Horizonte, a Lua irá cobrir mais de 75% do brilho da nossa estrela.

Além do mais, é possível observar Eclipses Solares de forma indireta, por meio de vários utensílios do nosso cotidiano. Por exemplo, com uma caixa, uma folha de papel e um pouco de alumínio, é possível construir um projetor “pinhole”.

 

Diferença-entre-os-tipos-de-Eclipse-Solar-Créditos-timeanddate.com_-1024x682.png

Diferença entre os tipos de Eclipse Solar.

Imagem: timeanddate.com

Se você ficou curioso para observar o eclipse dessa segunda-feira (8), mas mora no Brasil e não poderá ver, calma. Os admiradores dos fenômenos da astronomia podem acompanhar o momento por transmissão em tempo real que está sendo realizada pela Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA).

A transmissão já está disponível e com mais de 11 mil pessoas aguardando o eclipse. Além disso, a Nasa também transmite o momento pelo seu site.