Astronautas americanos ficam ‘presos’ em estação espacial internacional

Astronautas americanos ficam ‘presos’ em estação espacial internacional
nasa.jpg O veículo espacial Starliner leva dois astronautas da Nasa para uma estadia de aproximadamente uma semana na Estação Espacial Internacional Nasa/Joel Kowsky
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Dupla decolou no dia 5 de junho destino à estação deveriam retornar no dia 12 de junho

Itatiaia    Por  

 

Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas enviados pela Nasa, agência espacial dos EUA, estão ‘presos’ na espaçonave Starliner, da Boeing, que está ancorada na Estação Espacial Internacional (ISS). Os dois decolaram no dia 5 de junho destino à estação deveriam retornar no dia 12 de junho, mas a volta da dupla vem sendo adiada pela agência.

Na última sexta-feira (21), a Nasa informou em um comunicado que o pouso da espaçonave estava previsto para esta quarta-feira (26), contudo, novamente, a operação foi adiada. Até o momento, a agência não divulgou a nova previsão para o pouso do foguete tripulado pela dupla.

Os adiamentos começaram duas horas antes do previsto para a primeira tentativa de volta da espaçonave, no dia 6 de maio. O motivo do cancelamento foi um vazamento de gás hélio em um dos foguetes da aeronave. Depois, a agência espacial descobriu que o vazamento do gás não representava uma ameaça para a missão.

Já no segundo cancelamento, que aconteceu no último sábado (1), os motivos para adiar a missão não ficaram claros. Um bloqueio automático foi o que freou o lançamento do foguete três minutos e 50 segundos antes do horário programado, parando o relógio de contagem regressiva.

Conforme a Nasa, com esses adiamentos há mais tempo para entender e examinar os problemas dos propulsores e os vazamentos de hélio. “Estamos deixando os dados orientarem nossa tomada de decisão em relação ao gerenciamento dos pequenos vazamentos no sistema de hélio e ao desempenho dos propulsores que observamos durante o encontro e a atracação”, afirmou o gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA, Steve Stich.

O tempo máximo que a Starliner pode ficar na Estação Espacial Internacional é de 45 dias. Contudo, a Nasa afirma que a espaçonave tem autorização para retornar à Terra em caso de emergência na estação espacial em que está ancorada.