O que é o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa? Na Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, Região Norte de Belo Horizonte, o arcebispo dom

Na Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, Região Norte de Belo Horizonte, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo preside Missa.
Por Daniel Maia, g1 Minas — Belo Horizonte
Fiéis católicos celebram neste domingo (13) o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, período que antecede a celebração da Páscoa. A data é especialmente significativa na religião católica, mas também é reconhecida por outras denominações cristãs.
Origem do Domingo de Ramos
De acordo com a tradição católica, o Domingo de Ramos, também chamado de Domingo da Paixão do Senhor, é celebrado desde o século IV na cidade de Jerusalém. Essa celebração relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, onde foi recebido com mantos e ramos de árvores espalhados pelo caminho, em um gesto de acolhimento e reverência.
Celebração na Catedral Cristo Rei
Na Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, na Região Norte de Belo Horizonte, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo celebra a Eucaristia, às 10h30, com procissão e a Bênção dos Ramos. Além da Missa, haverá uma a bênção da pintura “Flores para o Cristo Rei”, do artista brasileiro Oscar Araripe, que estará presente na celebração.
Veja a programação da Arquidiocese de BH.
Programação da Quaresma e Semana Santa na Arquidiocese de BH
03/04/2025
A Semana Santa reúne os principais acontecimentos da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Em todo o mundo, cristãos celebram esse importante tempo que se inicia com o Domingo de Ramos, 13 de abril, quando a Igreja se recorda da entrada de Cristo em Jerusalém. Já no Domingo de Páscoa, 20, é celebrada, com muita alegria, a ressurreição de Jesus.
Você e sua família são nossos convidados especiais para vivenciar as celebrações da Semana Santa nas comunidades de fé da nossa amada Arquidiocese. Acompanhe, a seguir, a programação e participe conosco!
Catedral Cristo Rei
Na Catedral Cristo Rei – Igreja-Mãe da Arquidiocese, os fiéis são convidados a celebrarem a fé durante as celebrações dedicadas à Semana Santa. No Domingo de Ramos, 13, Santa Missa às 8h e às 10h30, com bênção dos Ramos. Após a Celebração Eucarística, o arcebispo dom Walmor também abençoará a pintura “Flores para o Cristo Rei”, do pintor e escritor brasileiro Oscar Araripe, que estará presente na celebração deste Domingo de Ramos. A obra de arte integrará o acervo da Catedral Cristo Rei.
Já na Segunda e Quarta-feira Santa, às 19h, haverá Oração das Vésperas com meditação do Ofício das Leituras e Eucaristia. Na Quinta-feira Santa, às 9h, Missa da Unidade e às 19h, Missa da Ceia do Senhor. Já na sexta-feira, às 9h, fiéis são convidados para Via-Sacra pelas ruas próximas à Catedral Cristo Rei e para a Ação Litúrgica, às 15h. No Sábado, Solene Vigília Pascal, às 19h e no Domingo de Páscoa, 20 de abril, Santa Missa, às 8h e 10h30. Confira a programação completa e venha celebrar com sua família!
*Nos dias 13 e 20 de abril, não haverá a Santa Missa, às 15h30.
Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade
O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais acolhe peregrinos para a vivência da Semana Santa – de 13 a 20 de abril. Agende a sua visita e venha celebrar conosco!????
A especial programação convida fiéis para Missas, procissão, Oração do Terço, Via-Sacra.
Acompanhe abaixo a programação completa!
E-book: Quaresma e Semana Santa ????
Aprofunde sua vivência espiritual durante a Quaresma e a Semana Santa com o e-book especial dedicado a ajudar você a se preparar neste tempo de renovação e esperança.
Adquira o Círio da Família no Convivium Cristo Rei
Ajude-nos a edificar a Catedral Cristo Rei e a levar a Palavra de Deus a muitos corações. Adquira o Círio da Família no espaço Convivium Cristo Rei, durante as Missas dominicais, e prepare-se para a vivenciar a Semana Santa com seus familiares e amigos! Quando o Círio Pascal é acesso, nos indica a presença luminosa de Jesus no mundo, na vida de cada um de nós.
“A vocação da Igreja é caminhar juntos”: mensagem do Papa Francisco para o tempo da Quaresma
A mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2025 intitulada “Caminhemos juntos na esperança”, sublinha: “Caminhar juntos, ser sinodal, é esta a vocação da Igreja. Os cristãos são chamados a percorrer o caminho em conjunto, jamais como viajantes solitários”. Clique aqui e confira o texto na íntegra!
Comentários do Facebook