Novo superintendente da PF em MG atuou contra garimpo em terras Yanomami e em prol de refugiados venezuelanos

Novo superintendente da PF em MG atuou contra garimpo em terras Yanomami e em prol de refugiados venezuelanos
Richard Murad Macedo, novo superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais. — Foto: Rodrigo Salgado/g1
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Cerimônia que marca a posse de Richard Murad Macedo está agendada para esta segunda-feira (8).

Por Rodrigo Salgado, g1 Minas — Belo Horizonte

 

Será realizada na manhã desta segunda-feira (8) em Belo Horizonte uma solenidade para marcar a posse do delegado Richard Murad Macedo como novo superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais. Ele está à frente do cargo desde janeiro.

Mineiro, Murad já foi titular da superintendência de Roraima e substituto no Amazonas e no Acre. Até dezembro do ano passado, atuou em missões da PF no Paraguai.

Destacou-se à frente da Operação Tori, em Roraima, contra o garimpo ilegal nas terras indígenas Yanomami e em reservas ambientais, e na Acolhida, que tem por objetivo realocar migrantes e refugiados venezuelanos.

Em 2014, atuou em Minas Gerais como supervisor do Grupo Especial de Investigações Sensíveis (Gise) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), estando à frente da Operação Athos, de repressão ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

De volta ao estado, Murad chega com o objetivo de integrar a segurança em Minas Gerais, tanto com as delegacias da PF no interior, quanto com as demais forças do estado.

 

"Trazer para Minas Gerais a experiência de outras unidades. [...] É uma estrutura grande, que precisa de norte operacional em todo o estado. Delegacias trabalhando em conjunto, em operações integradas para combater o crime de forma homogênea", resumiu o delegado Richard Murad Macedo, superintendente de Polícia Federal em Minas Gerais, em entrevista ao g1.

 

O delegado destaca, ainda, a atuação da Ficco e a importância dela para o combate ao crime organizado. Afirmou, ainda, que pretende reforçar o trabalho conjunto com as polícias civil, militar e penal de Minas Gerais.

 

"Aproximar a PF dos órgãos parceiros no menor tempo possível, com resultados eloquentes", completou.

 

Atuação republicana e bem-estar dos policiais

 

Murad destaca, ainda, que a diretriz de sua gestão será de manter a atuação republicana da Polícia Federal, destacando também a parceria com os demais órgãos federais, como o Minisério Público (MPF), a Receita (RF) e a Controladoria-Geral da União (CGU).

A valorização dos servidores também é um dos focos que Murad pretende priorizar à frente da PF em Minas. Afirma querer trabalhar em prol do bem-estar de policiais, servidores e terceirizados, com programas de apoio. "Transformar numa gestão humana, de competências na plenitude", disse.

Richard Murad Macedo entra no lugar de Tatiana Alves Torres, que segue na chefia de gabinete da superintendência da PF em Minas Gerais.

O novo superintendente é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em 2003 e fez especializações dentro e fora do Brasil. É delegado da Polícia Federal desde 2009.