Anatel prepara lançamento de sistema que identifica chamadas de empresas e motivo da ligação

Anatel prepara lançamento de sistema que identifica chamadas de empresas e motivo da ligação
Imagem de uma mão mexendo em um telefone celular Identificação automática de chamadas vai funcionar em celulares mais modernos Tânia Rêgo/Agência Brasil
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Ferramenta deve ser implementada no Brasil ainda neste ano e é uma saída encontrada pela agência para frear ligações abusivas e tentativas de golpe pelo telefone

itatiaia   Por 

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende lançar ainda neste ano um sistema de identificação de chamadas telefônicas que passa a mostrar qual empresa está tentando entrar em contato e até o motivo da ligação. A ferramenta, chamada Stir/Shaken, é uma tentativa de reduzir drasticamente a quantidade de ligações telefônicas de números desconhecidos.

O uso desse novo sistema já foi testado pelas principais operadoras do país e agora, segundo o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges, chega à reta final do processo de implementação. A ideia da agência é aumentar a transparência nessas ligações e inibir possíveis fraudes cometidas pelo telefone.

“A ligação vai passar a vir com o nome da empresa que está ligando. Isso é importante para que o cidadão consiga compreender quem está procurando aquele contato. Além disso, essa chamada é autenticada, ou seja, ela vai vir com selo de que ela foi verificada de que não houve uma fraude naquela chamada, prevenindo contra fraudes”, avalia.

De acordo com a Anatel, o sistema será gratuito para o usuário e vai depender do cadastro das empresas, que terão custos. Para isso, a agência faz um trabalho de convencimento para que as companhias façam a adesão ao protocolo e passem a se identificar para o usuário.

“Estamos em conversas com as empresas de call center para que elas também possam aderir. Essa solução é opcional nesse primeiro momento, mas é um opcional incentivado. Uma empresa de televendas, hoje, é obrigada a usar o prefixo 0303 na chamada e geralmente o cidadão não atende por não saber o que está por trás dessa ligação. Com a identificação, ela não precisa mais usar número e assim passa mais confiança no contato”, revelou o superintendente da Anatel.

Como vai funcionar

Segundo a Anatel, o serviço de identificação de chamadas, em um primeiro momento, será restrita às ligações para telefonia móvel. Ao receber um telefonema de uma empresa cadastrada, o celular vai exibir o nome da companhia identificado com a logomarca e um selo de verificação.

Um ponto que ainda limita o uso da tecnologia é que ela depende da disponibilidade no aparelho celular. Ou seja, apenas com os aparelhos mais modernos e atualizados devem receber a funcionalidade.