Saiba o que a Seleção Brasileira precisa para garantir vaga em Paris 2024

Saiba o que a Seleção Brasileira precisa para garantir vaga em Paris 2024
Seleção Brasileira em preparação para o Pré-Olímpico Joilson Marconne / CBF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

A Seleção Brasileira dará, nesta terça-feira (23), o primeiro passo rumo aos Jogos de Paris-2024. Mas, antes de entrar na briga pelo tricampeonato, o time brasileiro disputará o Pré-Olímpico da Venezuela. O primeiro desafio será a Bolívia, às 17h (de Brasília), no estádio Brígido Iriarte, em Caracas.

O que o Brasil precisa para ir à Paris?

No torneio Pré-Olímpico, dez Seleções são divididas em dois grupos de cinco. Os times se enfrentam dentro das chaves, com quatro partidas para cada, e os dois primeiros colocados se classificam para a fase final.

O Brasil está no Grupo A com Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. Já no Grupo B, estão Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Peru.

No quadrangular decisivo, os quatro times se enfrentam e, destes, os dois melhores colocados se classificam para a Olimpíada de Paris.

Histórico positivo

A última vez que o Brasil ficou fora do futebol masculino em uma Olímpiada foi em 2004, em Atenas. No Pré-Olímpico, disputado na Colômbia, a Seleção entrou como favorita com uma geração talentosa liderada por Robinho e Diego Ribas, mas caiu para Argentina e Paraguai na fase final.

Depois da eliminação precoce, a Seleção Brasileira se qualificou para todas as quatro edições seguintes. Em 2016, como país-sede, não precisou jogar um qualificatório. Para Pequim-2008 e Londres-2012 a Conmebol mudou o sistema de classificação e, em vez de organizar um Pré-Olímpico específico Sub-23, deu ao Sul-Americano Sub-20 o peso de garantir dois times do continente na Olimpíada.

 

O Pré-Olímpico voltou a ser organizado como um torneio solo para Tóquio-2020, edição adiada para 2021 por causa da pandemia de Covid-19.

Cenário da estreia

Adversária da Canarinha, a Bolívia estreou empatando por 3 a 3 com os donos da casa. A equipe é comandada pelo técnico do time profissional, o brasileiro Antônio Carlos Zago.

Por outro lado, Ramon Menezes terá os dois atletas que imaginou poder escalar quando definiu a lista: Endrick, do Palmeiras, e John Kennedy, do Fluminense. Como o Pré-Olímpico não está em uma Data-Fifa, os clubes não são obrigados a liberar os atletas.

Robert Renan (Inter), Luan Cândido (Bragantino) e Andrew (Gil Vicente) acabaram sendo cortados porque não houve a liberação.

Brasil x Bolívia

Brasil

Mycael; Khellven (Marlon Gomes), Arthur Chaves, Michel e Kaiki Bruno; Bruno Gomes, Andrey Santos e Gabriel Pec; Marquinhos, John Kennedy e Endrick. Técnico: Ramon Menezes.

Bolívia

Patiño; Medina, Quinteros, Ortiz e Durán; Villamil e Salazar; Villarroel, Chávez e Nava; Mercado. Técnico: Antônio Carlos Zago.

Motivo: 2ª rodada do Grupo A do Torneio Pré-Olímpico

 

Data e horário: 23 de janeiro de 2024 (terça-feira), às 17h (de Brasília)

Local: Brígido Iriarte, em Caracas (Venezuela)

 

Transmissão: SporTV