Reforço do Cruzeiro, Gabigol manda bem diante do Atlético? Confira retrospecto
Principal contratação da Raposa para a temporada recente, Gabigol já enfrentou o Atlético em diversas vezes; confira números do atacante nos confrontos
O Tempo Sports Por Frederico Teixeira
Maior contratação do Cruzeiro para a temporada 2025, Gabigol fará seu primeiro clássico com a camisa celeste diante do Atlético neste sábado (18), em amistoso disputado em Orlando, nos Estados Unidos. E, se depender do retrospecto do camisa 9 diante do agora arquirrival, a China Azuul tem motivos para ficar otimista? O TEMPO Sports te ajuda a responder.
Até o momento, Gabigol já enfrentou o Atlético em jogos oficiais atuando tanto pelo Santos quanto pelo Flamengo.
No total, foram 19 partidas, levando em consideração jogos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil. Foram sete confrontos com a camisa do Santos e 12 com a do Flamengo.
O primeiro embate de Gabigol com o Atlético foi em maio de 2014, pelo Brasileiro daquela temporada, em jogo disputado na Arena Pantanal. O atacante, que ainda não havia sequer completado 18 anos, foi titular, mas não balançou as redes e viu o Peixe ser batido por 2 a 1.
Nas temporadas seguintes pelo Santos, Gabigol deixou sua marca diante do Atlético: em seis jogos, balançou as redes cinco vezes, com atuação especial na goleada de 4 a 0, na Vila Belmiro, em setembro de 2015, quando marcou duas vezes.
Entretanto, os resultados finais diante do Atlético com a camisa do Santos acabaram não sendo tão positivos: em sete jogos, foram apenas duas vitórias, um empate e quatro derrotas.
Já após se transferir para o Flamengo, Gabigol enfrentou o Atlético pela primeira vez no Brasileirão de 2019, em jogo disputado no Independência, em maio daquele ano. Não fez gol e viu seu time ser batido por 2 a 1.
Pelo Flamengo, a primeira vez que Gabigol deixou sua marca diante do Atlético foi na decisão da Supercopa do Brasil, em janeiro de 2022, quando fez um dos gols do empate em 2 a 2, novamente na Arena Pantanal. Entretanto, depois veria sua equipe ser batida na disputa dos pênaltis.
Dali em diante, Gabigol enfrentou o Atlético mais cinco vezes pelo Flamengo e não balançou as redes. Mas a quebra do 'jejum' veio em alto estilo: no ano passado, o atacante fez dois gols na vitória de 3 a 1 no duelo de ida da final da Copa do Brasil, no Maracanã.
Depois, no jogo de volta, o Flamengo voltou a vencer, desta vez por 1 a 0, e conquistou o primeiro título decidido na Arena MRV, casa do Atlético.
Nos confrontos atuando pelo Flamengo diante do Atlético, o 'retrospecto' geral é mais equilibrado: foram cinco vitórias, um empate e seis derrotas.
Retrospecto geral de Gabigol diante do Atlético:
Pelo Santos: 7 jogos (2 vitórias, 1 empate, 4 derrotas - 5 gols)
Pelo Flamengo: 12 jogos (5 vitórias, 1 empate, 6 derrotas - 3 gols)
Total: 19 jogos (7 vitórias, 2 empates, 10 derrotas - 8 gols)
POR COMPETIÇÃO
Série A: 14 jogos (4 vitórias, 1 empate, 9 derrotas - 5 gols)
Copa do Brasil: 4 jogos (3 vitórias, 1 derrota - 2 gols)
Supercopa do Brasil: 1 jogo (1 empate - 1 gol)
Comentários do Facebook