Crianças são resgatadas de van escolar durante enchente na Grande SP, região castigada por temporal

Capital paulista e região metropolitana registraram alagamentos e quedas de árvores entre no fim de quinta-feira (3)
Yuri Cavalieri Itatiaia
Chuvas intensas atingiram a cidade de São Paulo e região metropolitana entre o fim da tarde dessa quinta-feira (3) e o início da manhã desta sexta-feira (4). A zona leste da capital paulista amanheceu em alerta para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo.
Em Guarulhos, na Grande São Paulo, choveu, nas últimas 24 horas, cerca de 60mm. Crianças ficaram presas dentro de uma van escolar em um alagamento nesta quinta (3). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram elas sendo resgatadas. Ainda na região metropolitana, as cidades de São Caetano, Santo André e Diadema também foram afetadas pela chuva.
Na capital paulista, também houve registro de enchentes na região de Santo Amaro, na Zona Sul. Imagens gravadas por moradores mostram uma rua totalmente submersa e um ônibus parado no alagamento.
Previsão do tempo
A passagem de uma frente fria pelo litoral paulista na sexta-feira (04) vai mudar as condições do tempo. O sistema vem acompanhado de chuva forte e volumosa, principalmente na faixa leste do estado de São Paulo. Na retaguarda da frente fria haverá o ingresso do ar frio de origem polar que vai trazer queda acentuada das temperaturas, principalmente em relação às últimas semanas, que foram extremamente quentes.
O sábado (05), ainda será marcado por tempo instável com chuva intermitente, porém com redução do volume de precipitação no decorrer do dia. As temperaturas durante a madrugada sofrem declínio e devem registrar média de 16°C com valores mais baixos no extremo sul da Cidade. Os índices de umidade do ar permanecem elevados, com valores entre 77% e 95%. No decorrer do dia a máxima não passa dos 20°C.
Gabinete de crise
A Defesa Civil do Estado ativou o gabinete de crise, que funcionará até domingo (6), para monitorar a situação e coordenar ações preventivas com os municípios. Representantes de concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos estarão monitorando a situação em tempo real para garantir uma resposta rápida a possíveis danos causados pelos temporais. A intenção é minimizar os impactos e garantir a segurança da população.
Comentários do Facebook