Felipe Baptista vence prova principal na primeira Stock Car BH
Segundo piloto mais jovem da competição, corredor da Texaco conquista troféu após largar em segundo
Por Bruno Daniel e Lucas Maia O Tempo
O jovem piloto Felipe Baptista, de 21 anos, conquistou a vitória na primeira prova principal da Stock Car BH neste domingo (18 de agosto). Após largar em segundo lugar no circuito Toninho da Matta, montado no entorno do Gigante da Pampulha, Felipe conseguiu tomar a liderança logo no início e manteve-se à frente até o final, garantindo o troféu. Nelson Piquet Júnior e o experiente Cacá Bueno completaram o pódio, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Com o triunfo, Felipe Baptista somou 80 pontos no campeonato, subindo para a vice-liderança com um total de 545 pontos. Antes da etapa de BH, ele ocupava a quarta posição. Nelson Piquet Júnior, que terminou em segundo lugar, somou 74 pontos, enquanto Cacá Bueno, terceiro colocado, adicionou mais 69 pontos à sua conta na Stock Car 2024.
Ao final da corrida, Felipe Baptista expressou sua satisfação com o desempenho e analisou a corrida.
“Fiz uma ultrapassagem sensacional logo no início da segunda volta, o que me permitiu imprimir um ritmo forte. Foi fenomenal, me abri a cada volta, estava realmente num ritmo absurdo. Pena que o safety car entrou logo no início, eu queria ter acelerado todas as voltas da corrida, estava me sentindo muito bem no carro. Consegui me adaptar rapidamente à pista e espero voltar mais vezes aqui. Me identifiquei demais com o circuito, então fiquei muito feliz”, declarou o vencedor.
Felipe também destacou a importância de se adaptar às características específicas da pista do circuito de rua da Stock Car em BH.
“Gostei bastante da pista. Acho que, para a característica dela, é muito importante saber dosar para não passar do ponto e acabar batendo, mas acho que trabalhei isso muito bem e consegui fazer um final de semana ótimo”, completou.
Nelson Piquet Júnior, que terminou em segundo lugar, fez uma análise positiva do resultado na etapa belo-horizontina.
“ Gostaria de ter vencido a prova, mas pelo resultado, sendo o maior pontuador do final de semana, não dá para reclamar”, comentou Nelsinho.
O piloto também agradeceu aos patrocinadores e destacou a importância do evento.
“Ficamos em segundo, e eu acho que… preciso agradecer a todos os patrocinadores, à equipe, e ao Sérgio de Sette Camara por ter feito um evento maravilhoso. Não vejo a hora de voltar para cá no próximo ano”, concluiu.
Novo líder
Apesar de ter terminado apenas em nono lugar na etapa de BH, Felipe Massa tem motivos para comemorar. Os pontos que ele somou na etapa da capital mineira, somando as duas corridas, foram suficientes para ele subir do terceiro lugar para a liderança da Stock Car 2024. Massa agora tem 549 pontos na tabela, apenas quatro a mais que Felipe Baptista.
“Tudo começou mal com meu erro na classificação, depois tivemos uma primeira corrida até boa no sábado. E, hoje, ultrapassei um carro na largada, vim no meu ritmo e quando vi o trânsito muito grande na minha frente, conversei com a equipe para parar nos boxes. Quando eu entrei, deu safety car na pista, o que foi uma grande sorte. Marcamos bons pontos, somamos até mais do que o esperado, estou na liderança nesse momento e agradeço muito o trabalho da equipe, porque ontem eu poderia até não ter corrido. Agradeço demais também a quem votou no fan push e a todo o pessoal de BH, que veio em peso, abraçou a Stock Car e que a nossa Mônaco brasileira fique para sempre no calendário”, disse Massa, piloto da TMG, que também lidera o campeonato por equipes.
Ricardo Zonta, que era vice-líder antes de correr em BH, caiu para o terceiro lugar. Na corrida principal, ele ficou em décimo primeiro lugar e agora tem 545 pontos na disputa.
Julio Campos, que chegou a BH na liderança, também enfrentou problemas na classificação, largou apenas em 18º nas duas corridas, mas somou pontos importantes para seguir no alto da tabela e na briga pelo título após a sétima de 12 etapas. Agora, ele é quinto, com 536 pontos, a apenas 13 pontos do Massa.
“Logo na largada, tomei uma pancada do Petecof e caí ainda mais para trás. Na segunda chicane, bateram na minha traseira, tive que fazer um pit stop a mais para arrumar o carro. Sem ter muito mais o que fazer na corrida, fui até o fim para somar pontos e economizei pneus pensando no restante do campeonato. Estamos a apenas 13 pontos do líder, ou seja, dentro da briga”, projetou Julio, piloto da Pole Motorsport.
Sucesso em suas aparições nos horários de visitação e no grid antes das corridas, Lu e Brás, mascotes dos Postos Petrobras e parceiros de pista dos pilotos do Time Lubrax, distribuíram simpatia, tiraram muitas fotos com os fãs e mostraram mais uma vez que são pés-quentes. A Vibra segue na ponta da tabela.
A próxima etapa da Stock Car será no dia 8 de setembro, no autódromo gaúcho do Velopark.
Comentários do Facebook