Vídeo: morador fica ilhado, muro cai, e entorno do aeroporto da Pampulha alaga

Vídeo: morador fica ilhado, muro cai, e entorno do aeroporto da Pampulha alaga
Avenida Sebastião de Brito e o entorno do Aeroporto da Pampulha ficaram alagados — Foto: Reprodução de vídeo / Redes sociais
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Avenida Sebastião de Brito também ficou tomada pela água durante o temporal

Por Vitor Fórneas O Tempo

temporal registrado em Belo Horizonte, nesta terça-feira (6 de fevereiro), provocou queda de muro, deixou, ao menos, uma pessoa ilhada, além de causar alagamento no aeroporto da Pampulha e na avenida Sebastião de Brito. Em duas horas, o volume de chuva registrado somente na região Centro-Sul da capital mineira correspondeu a 24,5% do estimado para todo fevereiro (veja o balanço abaixo). 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no bairro Dona Clara, na região da Pampulha, uma pessoa ficou ilhada dentro da garagem após o local ficar alagado. Os militares apoiaram a vítima após o nível da água ter ficado mais baixo. Na rua Luiz Chagas, localizada no mesmo bairro, parte de um muro cedeu. Ninguém ficou ferido.  

A avenida Sebastião de Brito, também no bairro Dona Clara, ficou tomada pela água devido ao volume de chuva. Motoristas pararam de trafegar pela via, visto o risco de serem levados pela correnteza, além de provocar danos no veículo. 

Malas para o alto

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o entorno do Aeroporto da Pampulha alagado. Os passageiros aparecem, nas imagens, levantando as malas para evitar que elas molhem. O aeródromo foi procurado e informou que não houve impactos na operação.

Sobre os alagamentos na parte externa, foi esclarecido que isso acontece “há anos” em períodos de chuva mais intensa. No entanto, a previsão é de que a situação diminua com a realização de obra para implantação do sistema de drenagem.

“Esta obra é crucial para a infraestrutura do aeroporto, pois visa mitigar os alagamentos que afetam a região, proporcionando benefícios significativos tanto para a operação do aeroporto quanto para a cidade de Belo Horizonte, uma vez que boa parte da comunidade que vive na região da Pampulha será beneficiada diretamente”, afirmou em nota.

A previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre de 2024.  

Balanço

O volume de chuva registrado na região Centro-Sul de Belo Horizonte em duas horas corresponde a 24,5% do estimado para todo fevereiro. Segundo a Defesa Civil, entre 14h25 e 16h25, choveu 43,4 milímetros (mm). A média climatológica para o mês é de 177,7 mm. 

Acumulado de chuvas (mm), entre 0h e 16h50 do dia 6 de fevereiro: 

  • Barreiro: 27,6 (15,5%) 
  • Centro-Sul: 60,4 (34,0%) 
  • Leste: 37,2 (20,9%) 
  • Nordeste: 45,4 (25,5%) 
  • Noroeste: 54,2 (30,5%) 
  • Norte: 36,4 (20,5%) 
  • Oeste: 55,6 (31,3%) 
  • Pampulha: 48,6 (27,3%) 
  • Venda Nova: 11,2 (6,3%)