Receita Federal anuncia que CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026

Receita Federal anuncia que CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Formato alfanumérico começa em julho do ano que vem e não afetará os CNPJs existentes

Receba as notícias da Tribuna no Whatsapp

Por Tribuna de Minas

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) terá formato alfanumérico a partir de julho de 2026. A nova instrução normativa foi publicada pela Receita Federal na última quarta-feira (16). Conforme o órgão, a inclusão de letras entre os números ocorre devido ao “crescimento contínuo do número de empresas e do iminente esgotamento dos números de CNPJ disponíveis.”

O CNPJ alfanumérico será atribuído exclusivamente a novas inscrições. Os números já existentes não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, quem já está inscrito no CNPJ permanecerá com o seu número válido.

  • Total de 14 posições, sendo que as oito primeiras identificarão a raiz do novo número, compostas por letras e números;
  • As quatro subsequentes representarão a ordem do estabelecimento, também em letras e números;
  • As duas últimas, que correspondem aos dígitos verificadores, continuarão a ser numéricas.

De acordo com o anúncio da Receita, embora a rotina de cálculo do dígito verificador (DV) seja ajustada, a fórmula de cálculo pelo módulo 11 seguirá sendo utilizada. A principal diferença será a substituição dos valores numéricos e alfanuméricos pelo valor decimal correspondente ao código constante na tabela ASCII e dele subtraído o valor 48. Assim os valores serão, por exemplo, A=17, B=18, C=19, e assim por diante.

“A implementação do CNPJ alfanumérico visa garantir a continuidade das políticas públicas e assegurar a disponibilidade de números de identificação, sem causar impactos técnicos significativos para a sociedade brasileira”, diz o comunicado da Receita Federal.