Polêmica: Anaf apoia árbitros que pretendem entregar escudos à CBF em protesto contra Wilson Seneme

Polêmica: Anaf apoia árbitros que pretendem entregar escudos à CBF em protesto contra Wilson Seneme
Wilson Seneme é o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF desde 2022 Foto: CBF/Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Em nota, a associação pede, publicamente e, mais uma vez, a demissão imediata do presidente e de toda comissão de arbitragem

Por O TEMPO Sports

 

Nesta terça-feira (27), a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) reiterou a solicitação enviada no mês de maio à Confederação Brasileira de Futebol pedindo a demissão do presidente da comissão nacional de arbitragem, Wilson Luiz Seneme.

No documento, a Anaf diz que “há um senso comum no Brasil de que a arbitragem brasileira atravessa o pior momento de sua história” e, por isso, o pedido é de demissão de Seneme.

A nota também cita que, diante do retrocesso a cada rodada do Campeonato Brasileiro, muitos árbitros que em sua grande maioria perderam a vontade de apitar e, caso uma imediata atitude não seja tomada pela CBF, irão se reunir e, através da associação , devolver seus escudos em protesto a continuidade de Wilson Seneme à frente da comissão. 

Confira a nota na íntegra, assinada pelo presidente da Anaf, Salmo Valentim

" A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol - ANAF, representante legítima da arbitragem brasileira, pede, publicamente e, mais uma vez, a demissão imediata de Wilson Luís Seneme e toda a sua comissão de arbitragem, da CBF. 

É inadmissível o que estamos vendo. Árbitros com medo no campo e fora dele. Pressionados e sem liderança denunciando que em reuniões privadas, Seneme os destrata com gritos em uma condição emocional que nem de longe deve ser a de um presidente de comissão. Parte disso por não aceitar críticas, fator que levou a demissão de Ricardo Marques Ribeiro, de sua equipe; expondo diariamente a entidade que mesmo buscando meios para investir no segmento, acaba não vendo resultados em razão da falta de um projeto efetivo que mude esse show de horrores que aí está.

Diante do retrocesso que a cada rodada do Campeonato Brasileiro assistimos, com erros e mais erros no campo de jogo que afetam clubes, federações e frustram o torcedor que é o maior prejudicado em tudo isso, muitos árbitros que em sua grande maioria perderam a vontade de apitar, em protesto ao que está ocorrendo, caso uma imediata atitude não seja tomada pela CBF, irão se reunir e, através da ANAF, devolver seus escudos em protesto a continuidade de Wilson Seneme à frente da comissão. 

O Campeonato Brasileiro de 2024 é o pior dos últimos tempos para os árbitros. E não precisa ser especialista no assunto para ter essa percepção. Tudo isso é responsabilidade do diretor de árbitros que acumula críticas, não resolve nada e como principal legado de sua pífia gestão, entrou para a galeria do pior dirigente da história da arbitragem brasileira, algo que nem de longe reflete o excelente árbitro que um dia ele foi, mesmo por muitas vezes reprovado nas avaliações da físicas. 

Salmo Valentim
Presidente da ANAF"