PF faz operação em Governador Valadares para localizar homem que sumiu no México

PF faz operação em Governador Valadares para localizar homem que sumiu no México
Operação é realizada durante a manhã desta quinta-feira (7 de março) — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão; brasileiro está desaparecido desde setembro de 2023

O tempo   Por Rayllan Oliveira

 

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta quinta-feira (7 de março) uma operação contra a migração ilegal para o Estados Unidos. São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Governador Valadares, na região do Rio Doce, em Minas Gerais. A pena prevista para este tipo de crime é de 2 a 5 anos de prisão.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação começou depois que a família de um migrante denunciou o desaparecimento de um homem, em setembro do ano passado (2023). Ele teria sido visto pela última vez próximo a cidade de Palenque, no México. Conforme as equipes de investigação, esse homem teria tido um surto psicótico, e perdeu o contato com os familiares.

Após o desaparecimento, a família alega que foi vítima de diversas tentativas de golpe. Os criminosos diziam ter informações sobre a localidade do homem, e faziam ameaças contra a integridade física dele. A prática criminosa foi o que motivou a família denunciar a situação para a Polícia Federal.

A partir do relato, às autoridades estrangeiras foram acionadas e foi emitida difusão amarela por meio da Interpol — um alerta global da polícia sobre uma pessoa desaparecida. No entanto, ele ainda não foi localizado. Buscas são feitas a fim de conseguir mais informações sobre o paradeiro deste homem.

Operação

Os quatro mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Governador Valadares. Eles foram cumpridos, segundo a Polícia Federal, com o objetivo de coletar indícios e provas que possam vincular "os responsáveis no Brasil pela viagem malsucedida e que possam revelar o atual paradeiro do desaparecido".

Alerta

A Polícia Federal alerta para os riscos que envolvem a migração ilegal, especialmente a rota terrestre entre México e EUA. Segundo a PF, essa é considerada a rota mais perigosa do mundo por organizações internacionais.