PF faz operação em Governador Valadares para localizar homem que sumiu no México
São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão; brasileiro está desaparecido desde setembro de 2023
O tempo Por Rayllan Oliveira
A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta quinta-feira (7 de março) uma operação contra a migração ilegal para o Estados Unidos. São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Governador Valadares, na região do Rio Doce, em Minas Gerais. A pena prevista para este tipo de crime é de 2 a 5 anos de prisão.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação começou depois que a família de um migrante denunciou o desaparecimento de um homem, em setembro do ano passado (2023). Ele teria sido visto pela última vez próximo a cidade de Palenque, no México. Conforme as equipes de investigação, esse homem teria tido um surto psicótico, e perdeu o contato com os familiares.
Após o desaparecimento, a família alega que foi vítima de diversas tentativas de golpe. Os criminosos diziam ter informações sobre a localidade do homem, e faziam ameaças contra a integridade física dele. A prática criminosa foi o que motivou a família denunciar a situação para a Polícia Federal.
A partir do relato, às autoridades estrangeiras foram acionadas e foi emitida difusão amarela por meio da Interpol — um alerta global da polícia sobre uma pessoa desaparecida. No entanto, ele ainda não foi localizado. Buscas são feitas a fim de conseguir mais informações sobre o paradeiro deste homem.
Operação
Os quatro mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Governador Valadares. Eles foram cumpridos, segundo a Polícia Federal, com o objetivo de coletar indícios e provas que possam vincular "os responsáveis no Brasil pela viagem malsucedida e que possam revelar o atual paradeiro do desaparecido".
Alerta
A Polícia Federal alerta para os riscos que envolvem a migração ilegal, especialmente a rota terrestre entre México e EUA. Segundo a PF, essa é considerada a rota mais perigosa do mundo por organizações internacionais.
Comentários do Facebook