Kasparov, ex-número 1 do xadrez, agora está na lista de ‘terroristas e extremistas’ da Rússia

Crítico do presidente Vladimir Putin, enxadrista de 60 anos fugiu do país em 2014 por medo de perseguição
itatiaia Por Talyssa Lima
A agência de monitoramento financeiro da Rússia, Rosfinmonitoring, adicionou o ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, de 60 anos e crítico do presidente Vladimir Putin, à sua lista de “terroristas e extremistas”, de acordo com a agência de notícias estatal RIA nessa quarta-feira (6).
A listagem impõe limites às transações bancárias dos indivíduos e os obriga a buscar aprovação sempre que quiserem usar suas contas. Kasparov, fugiu da Rússia em 2014 por medo de perseguição.
O Ministério da Justiça da Rússia incluiu Kasparov e o ex-magnata do petróleo Mikhail Khodorkovsky em sua lista de “agentes estrangeiros” em 2022, sujeitando-os a uma burocracia pesada, incluindo relatórios financeiros.
“Uma honra que diz mais sobre o regime fascista de Putin que sobre mim”, reagiu Kasparov em sua conta no X (antigo Twitter), com um milhão de seguidores.
·Let's congratulate Garry Kasparov @Kasparov63 for being labelled a 'terrorist' by Putin. I can't think of a higher honor in Russia, where "terrorism" now means peaceful opposition. George Orwell would be proud.
Garry Kasparov @Kasparov63
An honor that says more about Putin's fascist regime than about me. As Goldwater said, extremism in the defense of liberty is no vice and moderation in the pursuit of justice is no virtue! But all opposition, or simple decency, must be called an extremist by the dictatorship.
“O extremismo na defesa da liberdade não é um vício; a moderação na busca da justiça não é uma virtude”, acrescentou, citando uma frase do político americano Barry Goldwater (1909-1998).
Quem é Garry Kasparov
Nascido em 1963 no Azerbaijão, então parte da União Soviética, Gari Kasparov foi um dos maiores jogadores de xadrez da história, antes de se tornar um feroz adversário de Putin.
Em 2013, temendo ser processado, deixou a Rússia e agora vive nos Estados Unidos, de onde continua denunciando o governo russo e a sua campanha militar na Ucrânia. Já em 2022, Gari Kasparov foi designado “agente estrangeiro” na Rússia, rótulo usado maciçamente contra opositores, geralmente jornalistas e ativistas, que são submetidos a procedimentos administrativos tediosos na Rússia.
A maioria dos outros opositores proeminentes da Rússia está presa.
O xadrez
Gari Kasparov é famoso por seu longo duelo na década de 1980 contra outra lenda do xadrez soviético, Anatoly Karpov. Karpov, por outro lado, foi eleito deputado pelo partido do presidente russo, a quem apoia publicamente.
*Com informações de AFP*
PUBLICIDADE
Comentários do Facebook