O que é doença de Crohn, que Evaristo Costa foi diagnosticado

O que é doença de Crohn, que Evaristo Costa foi diagnosticado
Evaristo Costa, jornalista, revelou ter tido crises fortes de doença de Crohn Foto: Evaristo Costa - Reprodução/ Instagram @evaristocostaoficial
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Condição afeta o intestino e pode causar inúmeros sintomas, indo de mas leve a mais intensos

Por O TEMPO

 

O jornalista Evaristo Costa (48), ex-âncora do Jornal Hoje (TV Globo) falou sobre ter recebido um diagnóstico de doença de Crohn. Em entrevista ao "PodCringe", revelou ter sofrido uma rápida perda de peso, de 22 kg em menos de um mês, por conta da condição.

 condição, que causa inflamações no trato gastrointestinal, é considerada crônica e não tem cura. Veja o que é a doença de Crohn:

O que é a doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal, que afeta a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), principalmente.

É uma doença considerada crônica e não tem cura, afetando os pacientes em formas de crises, que podem ir de leves a graves. Ela pode acometer pessoas de quaisquer idades, e, em geral, não se sabe se há apenas um fator causador.

Algumas condições que podem aumentar a chance de uma pessoa ter doença de Crohn podem ser: predisposição genética, alterações no sistema imunológico, fatores ambientais, tabagismo e remédios contraceptivos orais.

Sintomas da doença de Crohn

Como afeta o trato gastrointestinal, essa doença causa diarreia, cólica abdominal, febre e, ocasionalmente, sangramento retal. Os pacientes afetados também podem relatar perda de apetite e perda de peso, como foi o caso de Evaristo Costa.

A diarreia pode se desenvolver lentamente ou começar de maneira súbita, mas acontece com mais frequência após as refeições. Também são comuns dores nas juntas e algumas lesões na região anal, incluindo hemorroidas, fissuras, fístulas e abscessos. O diagnóstico é feito por exames de imagem e exames de sangue.

Tratamento

A Biblioteca Nacional da Saúde do Brasil cita o tratamento da Doença de Crohn como feito em etapas, dependendo se a doença está em sua forma mais leve ou mais grave.

"Existe um sistema de mensuração da atividade da doença baseado no número de evacuações, dor abdominal, indisposição geral, ocorrência de fístulas e de manifestações patológicas à distância, que permite classificar a doença em leve, moderada ou grave. Se a doença é leve, o clínico apenas acompanha a evolução do paciente", explica o Ministério da Saúde.

"Toda a terapêutica, porém, se volta para reprimir o processo inflamatório desregulado. Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e controlam os sintomas, mas não curam a doença".

Apesar de ser crônica e poder se apresentar de forma mais intensa, a Doença de Crohn não é considerada fatal. Algumas pessoas podem precisar de internação em períodos mais ativos de crises, mas que podem ser controlados com medicamentos. Com o controle dos sintomas, a maioria dos pacientes pode viver uma vida normal.