Credenciamento do primeiro Centro Colaborador da Secretaria de Saúde de MG deve agilizar diagnóstico de doenças em 86 cidades da região
Trata-se do Laboratório de Entomologia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em Salinas. A unidade é especialista no diagnóstico de doenças como chagas, malária, leishmaniose tegumentar e visceral, febre maculosa, dengue, febre chikungunya, zika e da febre amarela.
Por g1 Grande Minas
Oitenta e seis cidades do Norte de Minas Gerais devem ter resultados laboratoriais mais rápidos para várias doenças a partir do credenciamento do primeiro Centro Colaborador da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na região. Trata-se do Laboratório de Entomologia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em Salinas.
A unidade - que é especialista no diagnóstico de doenças como chagas, malária, leishmaniose tegumentar e visceral, febre maculosa, dengue, febre chikungunya, zika e da febre amarela - deve ajudar a atender a uma demanda destinada principalmente aos laboratórios estaduais, como o da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Neste ano, por conta do aumento no número de exames relacionados às arboviroses causadas pelo Aedes aegypti, a Funed teve que contratar mais pessoas e ampliar o horário atendimento.
Além de realizar o diagnóstico, o Centro Colaborador poderá oferecer treinamentos, como afirmou o professor e coordenador do laboratório, Filipe Vieira Santos de Abreu.
“O Centro Colaborador do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais tem capacidade para realizar cinco mil análises por ano e, com a participação de dois profissionais com titulação de doutorado, mestrado em parasitologia e apoio de dois universitários, temos condições de realizar três treinamentos anuais envolvendo profissionais de saúde dos municípios.”
O local, de acordo com o coordenador, tem capacidade de inserir os resultados dos exames no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) em um prazo de 72 horas após o recebimento das amostras.
Conforme as informações divulgadas pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), os 16 municípios que integram as microrregiões de saúde de Salinas e Taiobeiras poderão entregar as amostras no laboratório, às terças, quintas e sextas-feiras, de 8h às 11h. As outras 70 cidades da região continuarão entregando as amostras no Laboratório Macrorregional da SES-MG, em Montes Claros. Em seguida, um profissional da secretaria municipal de Saúde de Salinas recolherá o material e levará para o IFNMG.
“Com investigação laboratorial mais ágil, os gestores e profissionais de saúde terão condições de tomar decisões mais rápidas e eficazes para conter problemas que venham a ocorrer num estado que possui grande extensão territorial, com 853 municípios”, destacou a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.
Segundo a SRS, o credenciamento dos Centros Colaboradores se tornou possível por meio da Resolução 7.797 publicada em outubro de 2021. Os locais devem estar inseridos em secretarias municipais de saúde, universidades estaduais ou federais, centros de pesquisa ou em entidades filantrópicas.
Na área de abrangência da SRS, além do IFNMG, está sendo credenciado um segundo centro, que está em fase de estruturação, na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. A SES destinou mais de R$ 3,5 milhões para essa finalidade no Norte de MG.
Comentários do Facebook