‘Novo leilão da BR-381 deve ser marcado para quarto trimestre deste ano’, diz diretor da ANTT

‘Novo leilão da BR-381 deve ser marcado para quarto trimestre deste ano’, diz diretor da ANTT
Previsão é que novo leilão da BR-381 aconteça entre setembro e outubro deste ano Reprodução / Rádio Itatiaia
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Após três fracassos em leilões anteriores, governo federal assumiu parte das obras da ‘Rodovia da Morte’

Itatiaia    Por  

 

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, afirmou que o novo leilão para a concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, deve acontecer entre setembro e outubro deste ano.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Sampaio detalhou as mudanças feitas no projeto para a concessão da chamada “Rodovia da Morte”, antiga demanda de Minas Gerais. Ele falou também sobre os próximos passos para a execução da obra.

“Enviamos ao Tribunal de Contas da União o projeto que foi aprovado nesta quinta-feira (14), que terá como relator o ministro Antonio Anastasia, o tribunal terá 45 dias para analisar, mas percebemos que tem sido célere nisso, por conhecer bastante a matéria e ter bastante diálogo. Esperamos publicar o edital no mês de abril. O mercado terá um prazo de 100 dias para conhecer o projeto, os interessados vão avaliar o projeto e esperamos realizar o leilão no quarto trimestre deste ano. A meta é realizar em setembro ou outubro deste ano”, afirmou o diretor da ANTT.

Essa será a quarta tentativa do governo federal de entregar o controle da BR-381 para a inciativa privada. Na última tentativa, em novembro do ano passado, o leilão da rodovia não recebeu oferta de nenhuma empresa e fracassou.

Dessa vez, o governo federal anunciou que fará as desapropriações de moradores das margens da BR no trecho entre BH e Caeté, uma das partes mais problemáticas da rodovia. Com isso, o governo espera tornar o leilão mais atrativo ao setor privado.

“Tivemos melhorias no projeto, temos uma prioridade muito grande do governo federal, tem muita técnica envolvida, muito diálogo com os interessados, de realmente realizar essa obra”, afirmou Sampaio.

O prefeito de Itabira e presidente da Associação dos Municípios do Médio Piracicaba, Marco Antônio Lage, comemorou o avanço do projeto na reunião da ANTT.

“Os dois pontos principais foram atendidos e estão no edital aprovado hoje pela ANTT: o trecho entre BH e Caeté sendo assumido pelo governo federal e também os trechos com riscos geológicos podendo ser divididos com a União. Estamos otimistas que o TCU vai aprovar esse edital e que possamos realizar finalmente um leilão bem sucedido”, afirmou o prefeito.