Inmet: sábado será chuvoso em 23 estados, com alerta para o MS

Inmet: sábado será chuvoso em 23 estados, com alerta para o MS
Reprodução/Geone Bernardo/CEMTEC MS pode ter tempestades neste sábado

Ao todo, órgão emitiu seis avisos que indicam instabilidade na maior parte do país

Por Marina Semensato  IG

O clima deste sábado (12) será marcado pela instabilidade na maioria do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)  emitiu seis alertas, sendo três de chuvas intensas,  dois de acumulado de chuva que englobam desde o sul baiano até o centro do Rio de Janeiro e um de tempestade no Mato Grosso do Sul (veja detalhes das áreas afetadas mais abaixo).

Ao todo, 23 estados devem ser atingidos pelo mau tempo, com destaque para o Maranhão e o Mato Grosso do Sul, que estão sob alerta laranja (de perigo) para chuvas intensas e tempestades.

Confira, a seguir, os detalhes dos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Chuvas intensas em grande parte do país

Em todo o país, o Inmet emitiu três alertas de chuvas intensas. Os avisos variam entre grau amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo), com possibilidade de alagamentos, quedas de galhos, descargas elétricas e até interrupção de energia elétrica.

O destaque vai para o Maranhão, a única área onde há o alerta laranja para chuvas intensas. Nessa r

O destaque vai para o Maranhão, a única área onde há o alerta laranja para chuvas intensas. Nessa região, espera-se chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

Os outros dois alertas amarelos englobam o interior da Bahia, sul do Pará, norte de MT, sertões do NE, parte da Amazônia, Tocantins, Goiás, norte de Minas e litoral do PA e MA. Nessas áreas, há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Além disso, as chances para transtornos são baixas.

Tempestade no Mato Grosso do Sul

O Inmet emitiu um alerta laranja para tempestade no MS. O aviso inclui as regiões dos Pantanais, sudoeste, centro-sul e centro-norte do estado. Há chances de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.