Ex-servidor da Funai suspeito de abusar de indígenas em troca de favores é preso
Homem foi coordenador do órgão por mais de 10 anos e teria abusado de 20 adolescentes e mulheres indígenas, sendo que alguns dos crimes foram cometidos dentro da sede da Funai
Itatiaia Por Célio Ribeiro
Um ex-servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) foi preso nesta quarta-feira (20) suspeito de abusar sexualmente de, pelo menos, 20 adolescentes e mulheres indígenas. O investigado, que também é presidente de uma organização indígena, foi detido em Nova Olinda do Norte, a cerca de 140 quilômetros de Manaus.
Segundo a investigação da Polícia Federal, o suspeito também é indígena e foi coordenador da Funai por mais de 10 anos. O então servidor da Funai oferecia favores em troca das relações sexuais, alguns deles cometidos dentro da sede da fundação. Benefícios sociais, abertura de contas em banco, correção de dados cadastrais e ajuda em processos de aposentadorias eram alguns dos serviços oferecidos pelo homem às indígenas.
As primeiras denúncias chegaram até à PF em setembro de 2023 e, pouco depois, o suspeito foi exonerado da Funai. Ele também é servidor da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), mas foi afastado da pasta em dezembro de 2023 e, segundo o órgão, pode até ser exonerado do cargo.
Comentários do Facebook