Ministério apaga Rebeca Andrade da icônica foto em que é reverenciada por Simone Biles

Ministério apaga Rebeca Andrade da icônica foto em que é reverenciada por Simone Biles
Propaganda oficial sem Rebeca Andrade: A peça foi publicada nas redes sociais da pasta na segunda-feira (5), após a imagem original viralizar Foto: Reprodução/Instagram
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Pasta fez uma uma montagem destinada a divulgar o programa “Computadores para Inclusão”, apagando imagem da maior atleta olímpica da história do Brasil

O Tempo    Por Renato Alves

 

BRASÍLIA - O Ministério das Comunicações apagou a ginasta Rebeca Andrade da icônica foto em que é reverenciada pelas norte-americanas Simone Biles e Jordan Chiles em uma montagem destinada a divulgar o programa “Computadores para Inclusão”. A peça foi publicada nas redes sociais da pasta na segunda-feira (5), após a imagem original viralizar – ela foi feita durante a cerimônia de premiação da competição individual de solo feminino na ginástica dos Jogos Olímpicos de Paris. 

Rebeca Andrade superou Simone Biles, conquistou o ouro e se consolidou como a maior atleta olímpica da história do Brasil. Biles ficou com a medalha de prata e Chiles, com o bronze. Já o post do Ministério das Comunicações foi apagado na noite de segunda-feira por causa da repercussão negativa. Ele foi substituído por outra montagem, que tem Rebeca na foto.

“O Ministério das Comunicações reconhece que a postagem não foi adequada e deu margem para interpretações que não condizem com o sentimento e trabalho do Governo Federal, nem com a grandeza desta conquista histórica de Rebeca Andrade. Por isso, pedimos sinceras desculpas à atleta e a todos os brasileiros e brasileiras pela postagem, especialmente às mulheres pretas, que estão tão bem representadas no pódio de Rebeca Andrade”, diz nota divulgada pela pasta.

O ministério alega, na mesma nota, que “o objetivo foi fazer uma publicação relacionando políticas públicas com as Olimpíadas, assim como já tinha sido feito com a foto icônica de Gabriel Medina, cujo meme circulou no Brasil. A própria legenda explicava que a pasta reverencia Rebeca e tem ela como inspiração”. “O Ministério das Comunicações reverencia Rebeca Andrade. Ela não só entrou para a nossa história, ela é a nossa história”, completa.

Adversários de Lula e do PT não deixaram passar em branco o que o próprio Ministério das Comunicações da gestão petista classificou como inadequado. “Ministério das Comunicações do Lula retira Rebeca Andrade de sua foto histórica em 1º lugar no pódio das Olimpíadas e troca por um computador em publicação no Instagram”, escreveu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no X (antigo Twitter).

Acesse sua Conta O TEMPO e participe da conversa