Cursos gratuitos do Município têm inscrições abertas

Cursos gratuitos do Município têm inscrições abertas
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

É possível encontrar vagas na modalidade presencial e on-line, e as turmas disponíveis podem preparar para o ingresso no ensino médio e superior

tribuna de Minas  Por  Por Elisabetta Mazocoli

Os Cursos Populares para Concursos (CPC), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), têm inscrições para turmas novas abertas nesta quarta-feira (17). É possível encontrar vagas na modalidade presencial e on-line, e as turmas disponíveis podem preparar para o ingresso no ensino médio e no superior. O público-alvo é de jovens e adultos de baixa renda inscritos no programa CadÚnico, com seus dados atualizados. Os interessados podem se inscrever até 31 de janeiro através do formulário digital ou presencialmente na Rua Marechal Deodoro, 230 – 3° andar, Centro, das 8h às 17h.

Existem turmas de Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o Instituto Federal IF Sudeste. Também é oferecida a preparação para concursos públicos, provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens Adultos (Encceja) e cursos livres de inglês e espanhol. Em 2024, serão oferecidas vagas nos cursos para Enem (presencial e on-line); Pism I (presencial); Pism II (presencial); Pism III (presencial); Instituto Federal (presencial); Encceja (presencial); Preparatório Geral para Concursos (presencial); Espanhol (presencial e on-line) e Inglês (presencial e on-line).

Os horários das aulas podem ser conferidos através do formulário de inscrição. Como explica a gerente do CPC, Flávia Beghini, a ideia do curso, em 2024, é ampliar as vagas oferecidas para o Pism I, Encceja e preparatório, pois essas oportunidades costumam ter alta procura. Além das aulas presenciais na sede do curso popular, também estão sendo oferecidas oportunidades nos polos encontrados nos bairros São Pedro, Teixeira, Benfica e Linhares.

Caso tenham mais inscritos do que vagas disponibilizadas, o CPC classifica de acordo com alguns critérios. São priorizadas pessoas com renda familiar per capta igual ou inferior a R$ 218 mensais; pessoas com renda familiar per capta de R$ 218,01 até meio salário mínimo mensais; e pessoas beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Os candidatos que atenderem aos critérios serão selecionados e, posteriormente, a lista com os aprovados será divulgada com a classificação. As demais informações sobre o período de matrícula e começo das aulas também serão divulgadas neste momento. Caso tenham vagas remanescentes, elas serão atribuídas aos candidatos de acordo com uma ordem de classificação baseada na data e no horário em que as inscrições de cada um foram efetivadas.