Cria da Toca, lateral que joga a Premier League exalta a Copinha: "Muda vidas"
Lateral direito revelado na base do Cruzeiro exalta importância da Copa São Paulo de Futebol Júnior
O Tempo Sports Por Frederico Teixeira
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro e hoje disputando a tradicional Premier League pelo Burnley, o lateral direito Vitinho fez questão de exaltar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ele relembrou a época em que disputou o torneio e destacou que a competição 'muda vidas'.
"A Copinha é a competição mais importante para quem está nas categorias de base. É o maior campeonato de base, onde tem mais visibilidade, então é uma oportunidade única para todos que têm o sonho de chegar ao profissional. Costumo dizer que a Copinha muda vidas, porque é uma experiência única", afirmou à reportagem de O Tempo Sports por meio de sua assessoria.
"Graças a Deus, tive a oportunidade de disputar três vezes pelo Cruzeiro, que tem uma estrutura incrível e fez essa etapa ser ainda mais marcante, e esses momentos foram muito importantes para o início da minha carreira", acrescentou o jogador, que atuou na base celeste de 2015 a 2018, tendo, inclusive, sido convocado algumas vezes para a seleção brasileira sub 20.
Sua participação de maior destaque foi na Copinha de 2018, quando marcou três gols em seis partidas e ajudou o time celeste a chegar às oitavas de final (foi batido pelo São Paulo por 1 a 0).
Como fruto das boas atuações, passou a ser observado mais de perto, passando a treinar com certa frequência com o time profissional, na época sob o comando do técnico Mano Menezes.
Estreou pelo time de cima justamente no clássico contra o Atlético, em maio de 2018, pela sexta rodada do Brasileirão (derrota de 1 a 0), quando entrou em campo aos 23 do segundo tempo. Mas nem teve muito tempo para buscar uma 'sequência' na Raposa. Em julho, foi vendido ao Cercle Brugge, da Bélgica.
"Eu saí cedo do Brasil, joguei apenas uma partida no time principal do Cruzeiro, mas sei que o processo de formação foi extremamente importante para mim, porque foi necessário respeitar cada passo nas categorias de base. Graças a esse processo, pude chegar mais pronto no Cercle, e consequentemente desempenhar bem para vir ao Burnley depois de alguns anos na Bélgica", afirmou Vitinho, se referindo à sua transferência para a equipe inglesa em julho de 2022, após quatro temporadas no futebol belga.
"Se hoje estou disputando a Premier League, que é a liga mais forte do mundo, é porque passei por cada processo e busquei me aprimorar cada vez mais, aproveitando cada momento", finalizou o lateral de 24 anos.
Mineiro de Belo Horizonte, Vitinho tem contrato com o Burnley até junho de 2027. No total, já disputou 60 partidas, tendo marcado três gols e dado três assistências.
Nesta temporada, atuou em 15 dos 21 jogos da equipe na Premier League, sendo 14 como titular. Só não jogou mais porque sofreu uma lesão no joelho, que o fez ficar fora de combate por quase um mês.
Sob o comando do técnico Vicent Kompany (ex-zagueiro do Manchester City e da seleção belga), Vitinho também chegou a ser escalado como meia pela direita e como lateral esquerdo no Burnley.
Nesta quarta-feira (17), o time sub 20 do Cruzeiro encara o Santos, às 19h30, na Arena Barueri, em busca de uma vaga nas quartas de final da Copinha.
Comentários do Facebook