Dia Nacional da adoção é celebrado com caminhada para dar visibilidade à causa

Dia Nacional da adoção é celebrado com caminhada para dar visibilidade à causa
Divulgação PJF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Portal de Notícias

NOTÍCIAS: SAS

 

No próximo sábado, 25, é celebrado o Dia Nacional da Adoção, e para marcar a importância da data, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) irá fazer uma caminhada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para dar visibilidade ao tema. O ponto de encontro será às 9h no bicicletário do campus. A iniciativa da organização da sociedade civil "Gerados em Amor" (grupo de apoio à adoção) conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social (SAS).

De acordo com Maria Cláudia Dutra, gerente da proteção especial da Secretaria de Assistência Social (SAS), o objetivo do evento foi dar destaque ao tema e convidar a sociedade para discutir o assunto de forma ampla. “A ideia é conscientizar sobre a importância de assegurar o direito das crianças e adolescentes à convivência familiar, principalmente as maiores de 7 anos”.

Segundo dados da SAS, Juiz de Fora possui, atualmente,116 crianças e adolescentes abrigados em casas de acolhimento da cidade e 15 no programa Família Acolhedora. A Prefeitura tem trabalhado para reduzir o tempo nas casas de acolhimento. Uma das alternativas é a Família Acolhedora, que tem o objetivo de acolher nos lares dos inscritos essas crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias de origem por decisão judicial. O objetivo é promover uma atenção familiar mais individualizada com mais afeto, amor e orientação.

Gerados em amor

Há sete anos, Ana Borges criou o grupo de apoio à adoção “Gerados em Amor". Com mais de 80 participantes, o espaço é uma troca dos familiares sobre todo o processo de adoção que, segundo os participantes, ainda é muito desconhecido. “Existem três fases: a da habilitação, a da guarda e da filiação. Elas podem ser sofridas e gerar muita ansiedade. O grupo vem para essa troca de experiências e oferecer um suporte”. O grupo pode ser contactado através do Whatsapp, pelo número (32) 98409-0314.