Mesmo com tropeço, chance de vaga na Libertadores aumenta e Cruzeiro depende só dele
Outras equipes ainda têm chances matemáticas, mas, na prática, Raposa disputa uma das duas últimas vagas com Corinthians e Bahia
O Tempo Sports Por Frederico Teixeira
Mesmo com o empate em 1 a 1 com o Red Bull Bragantino, fora de casa, neste domingo (1/12), o Cruzeiro viu aumentarem suas probabilidades de garantir uma vaga na Libertadores 2025. E o melhor: o time celeste depende apenas de seus próprios resultados nas duas últimas rodadas do Brasileirão.
Para ficar com uma das vagas na próxima competição continental, o Cruzeiro precisa terminar o Brasileiro no G8. No momento, com 49 pontos, o time celeste ocupa a nona colocação, um ponto atrás de Corinthians e Bahia, seus principais 'concorrentes' na disputa pela vaga.
Antes de a bola rolar no Nabi Abi Chedid, de acordo com a análise do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), as chances do Cruzeiro se garantir na Libertadores eram de 27%. Agora, após o empate com o Red Bull Bragantino, as probabilidades subiram para 32,6%.
No novo cenário, de acordo com a análise do Departamento de Matemática da UFMG, Bahia e Corinthians, que venceram seus duelos na rodada do Brasileirão, têm probabilidades bem maiores: 81,7% e 81,4%, respectivamente. Confira abaixo a 'gangorra dos números'.
Principais candidatos à vaga:
Chances do Cruzeiro eram de 27%; subiram para 32,6%
Chances do Corinthians eram de 36,8%; subiram para 81,4%
Chances do Bahia eram de 32,7%; subiram para 81,7%
Mas se as probabilidades dos principais adversários são tão maiores que as do Cruzeiro, como o time celeste ainda depende apenas de si mesmo para garantir a vaga na Libertadores? A resposta é simples: a existência de um confronto direto entre Corinthians e Bahia.
Jogos de cada um
Nas últimas duas rodadas, o Cruzeiro enfrentará o Palmeiras, no Mineirão, e o Juventude, em Caxias do Sul. Se vencer seus dois jogos, chegará a 55 pontos e não poderá ser alcançado, de forma simultânea, por Bahia e Corinthias, que se enfrentam nesta terça (3), na Neo Química Arena, em São Paulo.
Em caso de vitória de uma das equipes, a outro chegaria no máximo a 53 pontos na classificação final do Brasileiro. Se o jogo entre eles terminar empatado, Bahia e Corinthians alcançariam no máximo 54 pontos.
Na última rodada, o Corinthians visita o Criciúma, que pode chegar ao confronto já estando condenado à Série B ou ainda na luta contra a degola. Já o Bahia, na 38ª rodada, recebe o já rebaixado Atlético-GO.
Cruzeiro: Palmeiras (em casa) e Juventude (fora)
Corinthians: Bahia (em casa), Grêmio (fora)
Bahia: Corinthians (fora), Atlético-GO (em casa).
Outros no páreo?
Ao menos matematicamente, outras três equipes ainda têm chances de garantir vaga na Libertadores 2025 via Brasileirão. Mas, na prática, as chances são remotas. Estão neste grupo Vitória, Grêmio e Grêmio. Confira o quadro completo com quem ainda teria alguma esperança:
CHANCES DE CLASSIFICAÇÃO À LIBERTADORES VIA BRASILEIRO
Botafogo: 73 pontos (já garantido)
Palmeiras: 70 pontos (já garantido)
Flamengo: 66 pontos (já garantido)
Internacional: 65 pontos (já garantido)
Fortaleza: 65 pontos (já garantido)
São Paulo: 59 pontos (já garantido)
Bahia: 50 pontos (81,7% de chances)
Corinthians: 50 pontos (81,4% de chances)
Cruzeiro: 49 pontos (32,6% de chances)
Vitória: 45 pontos (2,7% de chances)
Grêmio: 44 pontos (1,4% de chances)
Vasco: 44 pontos (0,18% de chances)
Comentários do Facebook