Novo golpe oferece certificado de vacinação de febre amarela para roubar dados e dinheiro
De acordo com a Anvisa, criminosos disponibilizam formulários falsos na internet e atraem quem deseja viajar para fora do Brasil
O Tempo Por Raíssa Pedrosa
Um novo golpe na internet está de olho nas pessoas que pretendem viajar para fora do Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), criminosos estão oferecendo serviços falsos para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Eles disponibilizam formulários semelhantes ao oficial para coletar dados e arrecadar com a cobrança de taxas indevidas.
O CIVP é um documento gratuito e pode ser solicitado por meio do Gov.br. Ele é exigido em algumas viagens internacionais para comprovar a vacinação de febre amarela. Para situações excepcionais pode ser solicitado o CIVP para Meningite (Peregrinação a Meca Hajj) e Poliomielite (estadia em países com transmissão da doença).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualiza regularmente em seu portal os países que exigem o documento. Confira neste link.
O CIVP de febre amarela começa a valer a partir de dez dias após a data de vacinação e se estende por toda a vida. É necessário tirá-lo apenas uma vez.
Comentários do Facebook