Vaticano revela como foram os últimos momentos do papa Francisco

Vaticano revela como foram os últimos momentos do papa Francisco
Papa Francisco em último encontro com a multidão no papamóvel Foto: Tiziana FABI / AFP

Pontífice teve último encontro com a multidão no papamóvel horas antes de sua morte

O Tempo    Por AFP

 

"Obrigado por me trazer de volta à praça" de São Pedro, disse o papa Francisco ao seu enfermeiro por incentivá-lo a ter um último encontro com a multidão a bordo do papamóvel no domingo (20/04), horas antes de sua morte.

O portal oficial da Santa Sé, Vatican News, publicou nesta terça-feira (22/04) as palavras que o primeiro pontífice latino-americano da História dirigiu ao seu fiel enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappeti, no Domingo de Páscoa.

Após a tradicional bênção "urbi et orbi" da sacada da basílica de São Pedro, Francisco fez um passeio inesperado a bordo do veículo papal entre os milhares de fiéis reunidos para celebrar a Páscoa.

Mas antes do trajeto, ele perguntou ao seu enfermeiro: "Acredita que eu posso fazer?". Strappetti o tranquilizou, e o papa percorreu durante quase 15 minutos a praça, abençoando vários bebês no caminho.

Segundo o Vatican News, o jesuíta argentino descansou durante a tarde em seu apartamento na residência de Santa Marta no Vaticano, antes de jantar de maneira tranquila.

Mas na segunda-feira, por volta das 5h30 (0h30 de Brasília), surgiram os primeiros sinais de mal-estar. Mais de uma hora depois, depois de falar com seu enfermeiro, entrou em coma e faleceu às 7h35 no horário local (2h35 de Brasília).

"Não sofreu, tudo aconteceu rapidamente, dizem aqueles que estiveram ao seu lado nos últimos momentos", relata o Vatican News, baseado nos depoimentos das pessoas presentes.