MG registrou, em média, duas mortes por dia de Covid na última semana

MG registrou, em média, duas mortes por dia de Covid na última semana
Teste PCR para Covid-19 — Foto: Flávio Tavares/O Tempo

Foram 2.603 novos casos confirmados em sete dias

O Tempo   Por Lucas Gomes 

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) atualizou, nessa terça-feira (6 de fevereiro), os números de Covid-19 em Minas Gerais. Em uma semana, foram 15 óbitos e 2.603 casos confirmados. 

Com a atualização, Minas Gerais tem, em 2024, 37 óbitos em decorrência do coronavírus. Os casos confirmados da doença são 7.137 apenas neste ano. 

Os óbitos dispararam em Uberlândia e em Belo Horizonte. A cidade do Triângulo mineiro saltou de sete para 12. Já na capital, as mortes que eram três na semana passada, agora são oito. As outras vítimas da Covid-19 em 2024 são de Uberaba (quatro), Juiz de Fora (três), Ituiutaba (duas), Barbacena, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Januária, Leopoldina, Montes Claros e São João del Rei. 

A faixa etária com maior cobertura vacinal primária em Minas Gerais é de 60 a 69 anos, com 97,8%. Por outro lado, os grupos com o menores índices de imunização são crianças e adolescentes. Bebês de 6 meses a 2 anos têm 1,63% de cobertura do esquema vacinal primário, crianças de 3 a 4 anos têm o índice de 17,79%, enquanto o grupo de 5 a 11 anos está com 62,62% do esquema primário.

Minas Gerais está em epidemia por dengue. Pela última atualização do Estado, essa doença matou nove pessoas. Apesar de a Covid-19 ter registrado quatro vezes mais mortes, o governo não divulgou nenhuma nota técnica ou boletim epidemiológico para a doença causada pelo coronavírus.

Já a maior quantidade de casos confirmados está em Belo Horizonte, que registrou 1.924 resultados positivos para a doença neste ano. Em seguida aparece Ituiutaba, com 554. 

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a cobertura vacinal no esquema primário para a Covid-19 está em 82,51%. Ao todo, foram aplicadas mais de 61 milhões de doses dos imunizantes para a doença.