Vídeo: nuvens de poeira deixam céu alaranjado e encobrem parte da Grécia

Vídeo: nuvens de poeira deixam céu alaranjado e encobrem parte da Grécia
Nuvens de poeira encobrem parte da Grécia e deixam Atenas com céu alaranjado Nuvens de poeira encobrem parte da Grécia e deixam Atenas com céu alaranjado. Foto: Angelos Tzortzinis / AFP
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Vídeos e fotos viralizaram nas redes sociais; incêndios florestais também se intensificaram com o fenômeno

Itatiaia     Por 

 

Imagens e vídeos de uma nuvem de poeira laranja-amarela tomou conta das redes sociais. O caso aconteceu nessa terça-feira (23), no deserto do Saara que cobriu partes da Grécia, levando as autoridades a emitir avisos de saúde e criando cenas espetaculares.

O serviço meteorológico grego disse que as condições climáticas favoreceram o movimento de poeira da África e isso estava se manifestando em “concentrações aumentadas na atmosfera”, especialmente no sul do país.

As nuvens se formaram após ventos fortes transportarem poeira do deserto do Saara pelo Mar Mediterrâneo até o continente europeu. Em Atenas, por exemplo, a terça-feira foi marcada pelo calor, com temperaturas acima de 30 °C. Os termômetros na capital ficaram até 20 °C acima do que foi registrado no norte do país.

Nuvem de poeira.jpg

Nuvem de poeira do Saara cobre Atenas, na Grécia.

Reprodução Redes Sociais

No entanto, a poeira iria gradualmente começar a diminuir nesta quarta-feira (24) de manhã, de acordo com a meteorologia, e a partir do meio-dia em diante seria “limitado ao leste.”

Outros fizeram passeios noturnos na cidade e compartilharam as cenas laranjas nas mídias sociais. Um usuário postou que os meteorologistas disseram que a poeira laranja fez Atenas parecer “uma colônia de Marte.”

A ventania também impulsionou incêndios ambientais que atingem a Grécia. Pelo menos 25 focos foram identificados em todo o país. Além disso, três pessoas foram presas suspeitas de iniciarem um incêndio acidentalmente.

O país do Mediterrâneo oriental, Chipre, também foi afetado pela poeira

Um sistema de baixa pressão sobre o norte da África varreu poeira sobre Chipre várias vezes em meados de abril, “escurecendo os céus e reduzindo a qualidade do ar”, disse a NASA.