Recurso de Gabigol sobre caso de doping tem novo capítulo e jogador está liberado para atuar

Do Rio de Janeiro, o atacante participou do recurso e perdeu as duas últimas atividades na Toca da Raposa 2
Por Rapha Nobre O Tempo
O atacante Gabriel Barbosa está livre da punição por suposto doping e seguirá normalmente com a delegação cruzeirense para Porto Alegre, onde a Raposa encara o Internacional, domingo (06/04), 18h30, no Beira-Rio. Do Rio de Janeiro, o atacante participou do recurso e perdeu as duas últimas atividades na Toca da Raposa 2.
A decisão sobre o recurso de Gabigol sairá em até três meses. Com isso, Gabi poderá defender o Cabuloso por meio do efeito suspensivo de 2024, requisitado pelo corpo jurídico que representa o atleta.
Em contato com a reportagem de O TEMPO Sports, o Cruzeiro confirmou que o jogador participará normalmente do treinamento deste sábado (05/04), que encerra a preparação para a segunda rodada do Brasileirão. A última atividade está marcada para acontecer às 16h, na Toca da Raposa 2.
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) emitiu uma nota explicando a situação que envolve o jogador estrelado.
“Foi realizado entre os dias 3 e 4 de abril a audiência sobre o recurso interposto pelo atleta Gabriel Almeida (Gabigol) perante a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sua sigla em inglês). O teor da audiência é confidencial.
Nos dois dias de audiência são produzidas as provas pelos Apelante e Respondentes, bem como são realizadas as sustentações finais e réplicas pelas partes.
A decisão final sobre o caso não é proferida em audiência. Segundo informação do CAS, para procedimento recursal, a sentença arbitral deve ser proferida no prazo de três meses após a transferência do processo para o Painel.”
Entenda o caso
Gabigol foi acusado de dificultar a realização de um teste antidoping 'surpresa' realizado no CT do Flamengo no dia 8 de abril de 2023.
O resultado do exame deu negativo, mas os oficiais responsáveis pela coleta relataram que Gabigol descumpriu diversas normas para a realização do exame.
De acordo com os responsáveis pelo exame, Gabigol não se dirigiu a eles antes do treino e, após a atividade de campo, os ignorou e foi almoçar.
O atacante também teria tratado a equipe com desrespeito e não seguido os procedimentos indicados. Ainda se irritou ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta. Por fim, de acordo com o relato dos profissionais, ainda entregou o vaso de coleta aberto, contrariando as orientações recebidas.
Desta forma, dentro do que preve o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, a atitude de Gabigol pode ser enquadrada como "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle".
Gabigol recebeu a primeira notificação sobre a tentativa de fraude no dia 30 de maio de 2023. Inicialmente, a defesa do atacante foi feita por Rodrigo Dunshee, então vice geral e jurídico do Flamengo. Depois o advogado Bichara Neto assumiu o caso. Gabigol garantiu não ter fraudado o exame. A informação foi antecipada pelo portal GE e confirmada pela equipe de O TEMPO Sports.
Comentários do Facebook