Galo: já dá para observar algumas situações neste início de temporada

Galo: já dá para observar algumas situações neste início de temporada
Breno Galante, blogueiro de O TEMPO Sports — Foto: Daniel de Cerqueira/ O TEMPO

Nestes dois jogos do Atlético no mês de janeiro, Felipão repetiu 8 jogadores como titulares da equipe

O Tempo Sports  Por Breno Galante 

Sei que ainda é cedo para tirarmos qualquer conclusão sobre o time do Atlético. Afinal, o time só fez dois jogos na temporada até agora.

Porém, algumas coisas já começaram a ficar nítidas, segundo as atitudes e o planejamento de Felipão.

Nesses dois jogos, ele repetiu 8 jogadores como titulares da equipe: Everson, Maurício Lemos, Jemerson, Arana, Otávio, Edenilson, Igor Gomes e Paulinho. Hulk só não está na lista porque ficou fora do primeiro jogo após passar mal. 

Isso dá a entender que, num primeiro momento, Felipão não está disposto a fazer experiências no time. Ele quer é conseguir entrosamento e que os jogadores assimilem o mais rápido possível seu esquema de jogo.

No primeiro jogo, o treinador levou quatro garotos formados na base do Galo para o banco e colocou um no segundo tempo, Alisson. Já no segundo jogo, Felipão só levou o próprio Alisson para o banco, porém, não o utilizou. 

Para mim, fica claro que o treinador só dará oportunidades para os garotos da base após o Galo se firmar na competição e quem sabe alcançar uma classificação para a próxima fase com antecedência. Como aconteceu ano passado, onde o Galo chegou na última rodada da fase de classificação já com vaga garantida nas semifinais e escalou um time reserva para enfrentar o Democrata-GV, lá em Governador Valadares. Na ocasião, o time comandado por Coudet venceu por 3 a 0, gols de Hyoran, Sasha e Vargas.

Outro ponto que me chama atenção, logo nesse início de temporada, são as atuações de Edenilson e Zaracho contra o Democrata-GV. Os dois foram muito bem e deram um equilíbrio tático muito importante ao Galo, principalmente Zaracho, que jogou praticamente como um ponta direita, criando boas jogadas por ali.

Lembrando que os dois jogadores tiveram altos e baixos na temporada passada e mantiverem esse nível de atuação que vimos no domingo, se transformando em dois ótimos reforços para o técnico Felipão.

E o que dizer de Gustavo Scarpa? Entrou no intervalo do jogo e jogou 49 minutos. Tempo suficiente para mostrar que tem um bom passe e uma ótima visão de jogo. Com certeza formará uma dobradinha muito forte na esquerda com Arana.

E o que mais me chamou a atenção no novo contratado do Galo não foi dentro de campo e, sim, fora dele, quando em entrevista após o jogo ele disse: “Espero que tenha sido o começo de uma grande história com a camisa do Galo”. 

Essa declaração mostra que ele não veio só para cumprir o seu contrato. Ele almeja mais. Ele quer entrar para a história do clube. E isso eleva mais ainda a minha expectativa em relação ao desempenho dele no Galo.

Apesar de não ter se movimentado no mercado, como o torcedor queria, o Galo mostra que tem um elenco forte e competitivo. E olha que ainda tem jogadores no elenco que precisam mostrar serviço. Como Patrick, que até agora não jogou nessa temporada, Pedrinho, que não foi bem em Patrocínio e nem entrou no último jogo, além de Vargas e Kardec. 

E ainda tem dois jogadores, Battaglia e Bruno Fuchs, que também ainda não jogaram na temporada. Eles têm plenas condições de brigar por uma vaga no time. 

É apenas o começo da temporada pessoal, mas a impressão que tenho é que o planejamento do Atlético tem sido muito bem feito e pode dar um grande retorno ao longo do ano. 

Agora, que venha o Cruzeiro!