Galo: já dá para observar algumas situações neste início de temporada

Galo: já dá para observar algumas situações neste início de temporada
Breno Galante, blogueiro de O TEMPO Sports — Foto: Daniel de Cerqueira/ O TEMPO
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Nestes dois jogos do Atlético no mês de janeiro, Felipão repetiu 8 jogadores como titulares da equipe

O Tempo Sports  Por Breno Galante 

Sei que ainda é cedo para tirarmos qualquer conclusão sobre o time do Atlético. Afinal, o time só fez dois jogos na temporada até agora.

Porém, algumas coisas já começaram a ficar nítidas, segundo as atitudes e o planejamento de Felipão.

Nesses dois jogos, ele repetiu 8 jogadores como titulares da equipe: Everson, Maurício Lemos, Jemerson, Arana, Otávio, Edenilson, Igor Gomes e Paulinho. Hulk só não está na lista porque ficou fora do primeiro jogo após passar mal. 

Isso dá a entender que, num primeiro momento, Felipão não está disposto a fazer experiências no time. Ele quer é conseguir entrosamento e que os jogadores assimilem o mais rápido possível seu esquema de jogo.

No primeiro jogo, o treinador levou quatro garotos formados na base do Galo para o banco e colocou um no segundo tempo, Alisson. Já no segundo jogo, Felipão só levou o próprio Alisson para o banco, porém, não o utilizou. 

Para mim, fica claro que o treinador só dará oportunidades para os garotos da base após o Galo se firmar na competição e quem sabe alcançar uma classificação para a próxima fase com antecedência. Como aconteceu ano passado, onde o Galo chegou na última rodada da fase de classificação já com vaga garantida nas semifinais e escalou um time reserva para enfrentar o Democrata-GV, lá em Governador Valadares. Na ocasião, o time comandado por Coudet venceu por 3 a 0, gols de Hyoran, Sasha e Vargas.

Outro ponto que me chama atenção, logo nesse início de temporada, são as atuações de Edenilson e Zaracho contra o Democrata-GV. Os dois foram muito bem e deram um equilíbrio tático muito importante ao Galo, principalmente Zaracho, que jogou praticamente como um ponta direita, criando boas jogadas por ali.

Lembrando que os dois jogadores tiveram altos e baixos na temporada passada e mantiverem esse nível de atuação que vimos no domingo, se transformando em dois ótimos reforços para o técnico Felipão.

E o que dizer de Gustavo Scarpa? Entrou no intervalo do jogo e jogou 49 minutos. Tempo suficiente para mostrar que tem um bom passe e uma ótima visão de jogo. Com certeza formará uma dobradinha muito forte na esquerda com Arana.

E o que mais me chamou a atenção no novo contratado do Galo não foi dentro de campo e, sim, fora dele, quando em entrevista após o jogo ele disse: “Espero que tenha sido o começo de uma grande história com a camisa do Galo”. 

Essa declaração mostra que ele não veio só para cumprir o seu contrato. Ele almeja mais. Ele quer entrar para a história do clube. E isso eleva mais ainda a minha expectativa em relação ao desempenho dele no Galo.

Apesar de não ter se movimentado no mercado, como o torcedor queria, o Galo mostra que tem um elenco forte e competitivo. E olha que ainda tem jogadores no elenco que precisam mostrar serviço. Como Patrick, que até agora não jogou nessa temporada, Pedrinho, que não foi bem em Patrocínio e nem entrou no último jogo, além de Vargas e Kardec. 

E ainda tem dois jogadores, Battaglia e Bruno Fuchs, que também ainda não jogaram na temporada. Eles têm plenas condições de brigar por uma vaga no time. 

É apenas o começo da temporada pessoal, mas a impressão que tenho é que o planejamento do Atlético tem sido muito bem feito e pode dar um grande retorno ao longo do ano. 

Agora, que venha o Cruzeiro!