Por classificação, Cruzeiro encara primeira 'final' no Brasileiro, diante do Grêmio

Vaga na Copa Libertadores de 2025, agora, só pode ser conquistado via Série A
O Tempo Sports Por Gabriel Moraes
O termo 'virada de chave' nunca foi tão pertinente no Cruzeiro nesta temporada como agora. Após a decepção de perder o título da Copa Sul-Americana no Paraguai, o clube retoma o foco para o Campeonato Brasileiro, onde restou a única chance de conquistar seu principal objetivo do ano: se classificar para a Libertadores.
As quatro 'finais' da equipe começam na noite desta quarta-feira (27/11), quando há confronto contra o Grêmio, a partir das 21h, no Mineirão. Vitória é tida como obrigação e uma resposta à torcida após o desempenho, especialmente no primeiro tempo de jogo, diante do Racing, no final de semana.
A pressão, que se iniciou nas redes sociais, se tornou presencial. Nessa terça (26/11), integrantes da principal organizada do clube, a Máfia Azul, se reuniram com membros do elenco profissional e da diretoria para cobrar. Diante do Tricolor Gaúcho, no Gigante da Pampulha, a expectativa de público está na casa das 20 mil pessoas.
Em 7º lugar e com 47 pontos, o clube celeste tenta se manter, pelo menos, nesta posição, que hoje o classificaria à Copa Libertadores. Mas times como Bahia, Corinthians e Atlético esperam por tropeços da Raposa para tirarem essa vaga.
Lucas Silva pode ser titular. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Time
A tendência é que o treinador, Fernando Diniz, escale a base do time titular dos últimos jogos, inclusive da decisão. A dúvida fica por conta do meio-campo: Walace será titular? Volante não agradou em Assunção, sendo substituído com aproximamente 30 minutos de bola rolando.
Seu substituto natural é Lucas Silva, mas não será surpresa se um atacante deixar o elenco mais ofensivo, como Lautaro Díaz ou Álvaro Barreal. Os únicos suspensos por terceiro cartão amarelo são considerados reservas: o lateral-esquerdo Kaiki e o volante Ramiro.
Adversário
Reinaldo durante treino em Porto Alegre. Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Vindo de empate por 2 a 2 com o Juventude, o Grêmio não vence há quatro jogos e briga contra o rebaixamento, mas ainda tenta uma vaga, pelo menos, na próxima Copa Sul-Americana. Time comandado por Renato Gaúcho terá força quase máxima em Belo Horizonte.
Devido a uma luxação no pé direito, Rodrigo Ely será desfalque na zaga, que deverá ser composta por Geromel e Jemerson. Após compromissos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, o meio-campista Villasanti e os atacantes Aravena e Soteldo deverão ser titulares.
Ficha técnica
O quê: Cruzeiro x Grêmio
Motivo: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Quando: quarta-feira, 27 de novembro de 2024, às 21h (de Brasília)
Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Provável Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Gabriel Veron e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz
Provável Grêmio: Agustín Marchesín; João Pedro, Geromel, Jemerson e Reinaldo; Mathías Villasanti, Dodi e Alexander Aravena; Franco Cristaldo, Yeferson Soteldo e Martin Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi
Arbitragem: Raphael Claus (SP); Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP). VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Transmissão: Sportv e Premiere
Comentários do Facebook