Nuvem em formato de disco voador lembra museu de Niterói e viraliza

Nuvem em formato de disco voador lembra museu de Niterói e viraliza
Nuvem em formato de disco voador é chamada de lenticular (Foto: Reprodução/Instagram/Kelly Geber)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Imagem foi capturada por uma motorista durante a travessia da Ponte Rio-Niterói

Por Tribuna

 

Uma nuvem em formato de disco voador, filmada desde a Ponte Rio-Niterói, viralizou nas redes sociais. O vídeo foi postado pela motorista Kelly Geber em sua conta no Instagram no início desta semana. No vídeo, ela compara a nuvem ao Museu de Arte Contemporênea (MAC) de Niterói. E a semelhança, de fato, é inegável.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Símbolo da cidade de Niterói, o MAC é um dos mais importantes do país. Inaugurado em 2 de setembro de 1996, foi projetado por Oscar Niemeyer e proporciona uma vista panorâmica de 360 graus para a Baía de Guanabara e para as cidades tanto do Rio de Janeiro quanto de Niterói.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projetado por Oscar Niemeyer (Foto: DIvulgação/Visit Niterói)

 

O que é a ‘nuvem disco voador’

Nuvens como a avistada em Niterói, chamadas de lenticulares, não raro são confundidas com objetos voadores não identificados. Elas costumam aguçar a curiosidade de quem as avista, atraindo ufólogos e, via de regra, tendo seu “mistério” prontamente esclarecido por meteorologistas.

O fenômeno é mais comum em regiões próximas a montanhas. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nuvens em formato de lente são geradas sob ventos fortes, que fluem na mesma direção e altitude.”Quando isso acontece e eles encontram obstáculos, são obrigados a subir e descer, em um movimento de serpentina, causando uma oscilação. É aí que ocorre a formação das nuvens, na crista da oscilação.