Cervejarias artesanais buscam protagonismo na economia de Juiz de Fora

Cervejarias artesanais buscam protagonismo na economia de Juiz de Fora
Reprodução Redes Sociais

Município é o terceiro de MG e o sétimo do Brasil em número de cervejarias.

  Itatiaia

Neste fim de semana, a Festa da Cerveja Mineira movimenta Juiz de Fora, com a mistura de gastronomia, bebidas e música no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

O evento é uma das demonstrações da força do mercado das cervejarias artesanais na busca pelo protagonismo na economia local. A Manchester Mineira perdeu a força das indústrias, precisou se reinventar e encontrou um caminho que une pesquisa, técnica e a procura pelo sabor que agrade diferentes públicos.

Play Video

Entre 2018 e 2022, o número de cervejarias registradas dobrou, passando de 15 para 30. O setor conquistou o status de Arranjo Produtivo Local (APL) e propostas como as Praças Cervejeiras divulgam os produtos oferecendo lazer à população. E como a união faz a força, 11 cervejeiros fundaram o Cerva Gerais, para terem melhores condições para negociar insumos.

Désia Souza conversou com os cervejeiros Mário Ângelo Sartori, Bruno Müller, Sylvio Mello sobre as expectativas para o setor. A sommelier juiz-forana Jacqueline Glauber falou sobre o potencial e a qualidade da produção local e Secretário de Inovação e Competitividade, Ignácio Delgado, destacou como este mercado recupera raízes de Juiz de Fora de olho em bons frutos - ou brindes - no futuro.