Golpistas que desviavam dinheiro e doações são presos no RS e em SC
Em operações diferentes, a Polícia Civil conseguiu desarticular duas quadrilhas, uma em Eldorado do Sul e outra em Balneário Camboriú, em Santa Catarina
Itatiaia Por Mauri Dorneles, Maria Fernanda Ramos
Em meio à maior tragédia do estado do Rio Grande do Sul, golpistas têm se aproveitado para desviar doações de todos os tipos, sejam alimentos ou dinheiro. Em operações diferentes, a Polícia Civil conseguiu desarticular duas quadrilhas, uma em Eldorado do Sul e outra em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Em Eldorado do Sul, pessoas da Defesa Civil Municipal pegavam as doações enviadas e desviavam para beneficiar eles mesmos. Os golpistas doavam os alimentos de forma política, para obter votos nas eleições deste ano. A quantidade de pessoas presas não foi informada.
Já em Santa Catarina, os golpistas utilizavam pix falsos parecidos com os do governo e também de ONGs. A quadrilha é especializada em dar golpes pela internet em todo o Brasil e, no total, já desviaram R$ 2 milhões. Um adolescente, de 16 anos, foi apreendido.
A Polícia Civil deve conceder entrevista coletiva para dar mais detalhes sobre as prisões. No dia 15 de maio, a PC iniciou uma operação contra quadrilhas que aplicam golpes. Na ocasião, duas pessoas foram presas e um menor foi apreendido.
Balanço das chuvas
O número de mortos devido às chuvas no Rio Grande do Sul chegou a 169. Nos 469 municípios afetados, 2.345.400 pessoas foram prejudicadas, 55.813 estão em abrigos e 581.638 estão desalojadas. Continuam desaparecidas 56 pessoas, e 806 ficaram feridas.
Um efetivo de 28.128 agentes resgatou 77.712 pessoas e 12.521 animais. Foram utilizadas 4.046 viaturas, 14 aeronaves e 216 embarcações.
Comentários do Facebook