Leilão da BR-040 entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro é marcado para abril
O edital completo será divulgado na próxima segunda-feira (20 de janeiro), no Diário Oficial da União
O Tempo Por Raíssa Oliveira
O edital de concessão da BR-040, entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro, foi aprovado nesta sexta-feira (17 de janeiro) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O documento prevê investimento de R$ 8,8 bilhões e leilão para o dia 30 de abril. O trecho atualmente é administrado pela Via 040, que é encarregada pela manutenção e operação essencial da via. Os outros dois trechos da rodovia, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, e BH e Cristalina (GO), foram leiloados em abril e setembro do último ano, consecutivamente.
Entre as melhorias para o trecho estão previstos 13,1 km de duplicação, 86,6 km de faixas adicionais, 11,7 km de ciclovias, construção de 3 túneis, 14,6 km de vias marginais, 13 viadutos e 12 passarelas. O projeto também estima a instalação de uma área de escape, 13 correções de traçado, 32 pontos de ônibus, um ponto de “Parada e Descanso” para caminhoneiros, 7 passagens de fauna e solução para o trecho da Subida da Serra. O edital completo será divulgado na próxima segunda-feira (20 de janeiro), no Diário Oficial da União.
As melhorias serão feitas ao longo de 218,9 quilômetros de extensão. No total, o trajeto vai de Juiz de Fora, na Zona da Mata, à cidade de Itaipava, no Rio de Janeiro, passando por trecho da BR-495. “É um investimento importante, pois resolve problemas de fluidez na chegada ao Rio de Janeiro, tanto na região metropolitana quanto na subida da Serra. Será uma solução definitiva para toda a subida da Serra, com a entrega das obras de ampliação ", afirmou o diretor da ANTT, Felipe Queiroz.
Leilão
Os interessados em assumir a rodovia deverão entregar as propostas, juntamente com as garantias correspondentes, na B3, no dia 25 de abril, das 10h às 12h. “As propostas devem ser apresentadas em envelopes distintos e fechados, por meio de uma sociedade corretora registrada na B3”, explica a ANTT.
O critério para o leilão será o maior desconto sobre a tarifa de pedágio, assegurando o cumprimento dos compromissos firmados em contrato com menor custo para o cidadão. “Estamos com uma expectativa muito positiva sobre esse certame. Temos recebido interesse de diversos atores do mercado que estão estudando o projeto, e estamos confiantes de que haverá uma competição interessante na B3 ", disse o diretor da agência.
A concessão do trecho tem a expectativa de gerar R$ 8,8 bilhões em investimentos. As principais obras terão o objetivo de solucionar o trânsito no trecho conhecido como “Subida da Serra de Petrópolis (RJ)”. As intervenções devem ser concluídas até o sexto ano de concessão, com algumas sendo finalizadas já no quinto ano de contrato.
Comentários do Facebook