Sistema “PRONTO!” promove modernização e agilidade na saúde de Juiz de Fora

Sistema “PRONTO!” promove modernização e agilidade na saúde de Juiz de Fora
Divulgação PJF

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NOTÍCIAS: PREFEITA

 

O Sistema “PRONTO!” surge como uma solução integrada para modernizar a gestão em saúde no município, visando otimizar a eficiência, a transparência e a qualidade do atendimento à população. Ao consolidar diversas estruturas em uma única plataforma, o “PRONTO!” elimina a necessidade de múltiplos acessos e sistemas paralelos, promovendo a eficiência operacional e a redução da burocracia através da integração de agendamento, prontuários, farmácia e vigilância em saúde.

Nas palavras da prefeita Margarida Salomão, "o prontuário eletrônico melhora a vida das pessoas. O usuário não tem que sair correndo para marcar, já está encaminhado, com segurança, afinal de contas esse procedimento está dentro do sistema. Agora a fila é realmente pública, não tem carteirada. Isso é melhor para nós."

Margarida destaca também a redução das filas, um objetivo a ser alcançado com auxílio do prontuário eletrônico. "Estamos marcando um golaço! Quero dizer que é aqui que começa, de fato, a redução no tempo de espera na fila. Uma fila que caminha dentro do sistema em que o próprio médico vai fazer o encaminhamento, com transparência e eficiência. A partir da implantação desse prontuário a vida ficou muito diferente, muito melhor", concluiu a prefeita. 

A Secretária de Saúde, Ana Luisa Guimarães, recorda o processo de informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para recepcionar o novo sistema. "É importante lembrar que a implantação do sistema exigiu uma preparação e uma reestruturação de toda a rede. Não teríamos como entregar um sistema de prontuário eletrônico se as Unidades Básicas de Saúde não tivessem informatizadas, e essa era uma realidade não tão distante. Isso é um marco muito importante, porque nós estamos falando de dar segurança para esses usuários."

Ana Luisa destaca, ainda, o impacto na vida dos usuários, que agora não precisam marcar suas consultas especializadas, o encaminhamento é feito diretamente no atendimento através do sistema. "Essa modernização é parte fundamental para facilitar a vida do usuário. Antes, ele era responsável por parte do próprio encaminhamento, essa marcação agora ela é feita pelo próprio profissional de saúde no atendimento."

De acordo com a deputada federal Ana Pimentel, Juiz de Fora se destaca como polo de saúde de qualidade para a região. "Nós sabemos que Juiz de Fora é uma cidade que garante assistência à saúde de qualidade para a cidade e para a toda região. A informação da saúde na atenção primária é a mesma dos outros pontos de assistência, então o usuário vai ter mais qualidade no acesso à saúde. Para os trabalhadores de saúde, garantir a informatização é também garantir dignidade e melhores condições de trabalho."

O líder do Governo, Luiz Otávio Coelho, "Pardal", destaca as entregas feitas pela prefeita Margarida nos 100 dias desta gestão. "Ficamos muito felizes. São 100 dias que estou ao lado da prefeita e observando o quanto ela tem compromisso com essa cidade".

Letícia Delgado, também vereadora, ressalta a evolução da saúde de Juiz de Fora, com o prontuário eletrônico se destacando entre diversas outras conquistas. "Chegamos aqui hoje no ápice de entregas que são sucessivas e necessárias para o fortalecimento do SUS. Vimos a extensão do horário das UBSs, a ampliação das equipes de saúde da família e agora vemos um passo que é fundamental para todo mundo que vive numa sociedade como a nossa, uma sociedade extremamente digitalizada, e precisamos trabalhar com compartilhamento das informações justamente para que beneficie na vida daquele que mais precisa, que é o usuário"

Márcia Vitor Cordeiro foi a primeira usuária do Sistema Único de Saúde em Juiz de Fora contemplada com o novo sistema. Ela destaca a otimização gerada com o rápido encaminhamento para sua consulta. "Como usuária e moradora do bairro Cruzeiro do Sul, estou aqui para falar que temos uma vitória. Passei pela consulta, precisava de ortopedista, e já saí com o encaminhamento em mãos, não tem mais espera.É nota mil"

Sobre o “Pronto!”

A tomada de decisão é aprimorada por meio de ferramentas que fornecem dashboards em tempo real para a gestão estratégica de recursos e monitoramento de indicadores, complementadas por recursos que auxiliam na análise preditiva. A segurança e a continuidade dos dados são asseguradas por uma migração supervisionada, backup em nuvem, conformidade com as normas do Ministério da Saúde e integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde.

Para os pacientes, o “Pronto!” proporciona melhor organização das filas, alocação otimizada de recursos, cadastro unificado, agendamento inteligente e atendimento integrado com acesso compartilhado ao prontuário eletrônico entre diferentes especialidades. Em breve, o sistema contará com disponibilização digital de exames e laudos, juntamente com o acesso ao histórico via plataforma BuscaSaudeJF, promovendo a transparência e a autonomia do paciente.

Em comparação com o e-SUS, sistema focado principalmente na atenção básica, o “Pronto!” se destaca pela interoperabilidade com bancos de dados nacionais e ferramentas locais de gestão, customização para as necessidades específicas de Juiz de Fora e região, e suporte técnico. 

A Secretaria de Saúde demonstra seu compromisso com a implantação do sistema através de treinamentos presenciais e online, plantão de dúvidas e melhoria contínua baseada no feedback dos usuários. Dessa forma, o “Pronto” consiste em um avanço significativo para a saúde pública, unificando tecnologia, gestão e cuidado para construir um SUS mais ágil, transparente e centrado no paciente.