Japão divulga imagem inédita de sonda na Lua
Imagem foi tirada por modulo não tripulado, que pousou a 55 metros do seu alvo na última sexta-feira (19)
Itatiaia Por Talyssa Lima
A Agência Espacial Japonesa (Jaxa), divulgou nesta quinta-feira (25), uma imagem inédita do solo lunar, capturada pela sonda não tripulada ‘SLIM’. O módulo pousou na Lua na última sexta-feira (19), quando consagrou o Japão como o 5° país do mundo a conseguir esse feito.
De acordo com a agência, a sonda conseguiu fotografar e transmitir dados usando um robô, 3 horas após o pouso na Lua. Eles disseram ainda, que outros dados estão sendo analisados pelos cientistas.
O pouso do SLIM (Módulo de Pouso Inteligente para Investigar a Lua, na sigla em inglês) foi feito a 55 metro do seu alvo na Lua, onde é possível ver o aparelho intacto na superfície rochosa do satélite terrestre.
A título de comparação, pousos mais convencionais têm uma precisão de quilômetros, algo que limita a exploração em locais específicos, com muitas rochas, por exemplo. A agência espacial japonesa queria colocar a sua nave numa cratera onde o manto da Lua, a camada interna normalmente é muito profunda.
A Jaxa também quer analisar as rochas da região para tentar esclarecer o mistério da possível presença de água na Lua, fator-chave para a eventual construção de bases humanas ali. Ainda segundo a Jaxa, os painéis solares do SLIM não conseguiram gerar eletricidade devido a um possível posicionamento incorreto do equipamento. No entanto, uma mudança na direção da luz solar pode corrigir o problema.
SLIM
O SLIM (módulo de pouso inteligente para investigar a Lua, na sigla em inglês) tem cerca de 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura. Por isso, a brincadeira com o seu nome em inglês (um acrônimo que quer dizer magro).
⏳De acordo com a agência a Jaxa, será preciso cerca de um mês para verificar se o SLIM alcançou os seus objetivos de alta precisão.
Comentários do Facebook