Ex-deputada federal é presa no RJ por corrução e lavagem de dinheiro

Ex-deputada federal é presa no RJ por corrução e lavagem de dinheiro
Ex-deputada federal é presa no RJ por corrução e lavagem de dinheiro | CNN Brasil Créditos: CNN Brasil
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Almerinda Filgueiras de Carvalho tem 72 anos e atualmente ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti

Itatiaia    Por  

 

A ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho, 72 anos, foi presa nesta segunda-feira (1º) pela Polícia Federal em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Condenada a nove anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ela atualmente ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na cidade.

De acordo com a PF, a prisão é decorrente da Operação Sanguessuga (Máfia das Ambulâncias), em 2006. Na época, a investigações visavam desarticular um grupo criminoso formado por parlamentares e empresários que fraudava licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de, ao menos, 20 estados brasileiros.

Conforme a denúncia do Ministério Público do Mato Grosso, de julho de 2007, Almerinda foi acusada de integrar o “braço político” da organização criminosa, que atuava com o objetivo de desviar recursos de emendas parlamentares que eram direcionadas à área de saúde, destinadas para a compra de ambulâncias e equipamentos hospitalares. A cada emenda parlamentar proposta para áreas específicas da saúde, correspondia uma “comissão” endereçada à então deputada federal.

Ainda segundo o MP, as investigações sobre a Máfia das Sanguessugas identificaram que foram compradas mais de 1.000 ambulâncias, ao preço médio de R$ 110 mil. Tendo em vista que os superfaturamentos apontados pela Controladoria Geral da União (CGU), giravam em torno de 30% a 50%, do valor das ambulâncias equipadas, tem-se por baixo, um prejuízo da ordem de R$ 33 milhões para os cofres públicos.

O mandado de prisão preventiva contra a ex-parlamentar, que esteve na Câmara entre 1999 e 2007, no entanto, foi expedido pela 7° Vara da Seção da Justiça Federal em Mato Grosso, somente no dia 25 de março de 2024.

A partir de informações de inteligência, policiais federais do Grupo de Capturas do Núcleo de Operações da Delegacia da PF em Nova Iguaçu, também na Baixada, localizaram a ex-deputada na Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti.

A ex-parlamentar, que é pedagoga, foi levada à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu para os procedimentos de praxe, de onde será encaminhada ao Instituto Médico Legal para a realização de exame de corpo de delito, e posteriormente ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A CNN aguarda o posicionamento da prefeitura de São João de Meriti.

Histórico

Almerinda foi deputada federal entre 1999 e 2003 pelo antigo PFL (atual União Brasil) e entre 2003 e 2007 pelo PPB (atual PP).

Segundo o site da Câmara dos Deputados, ela também já foi filiada ao PSB e ao PMDB (atual MDB).

 

 


Essa notícia é fornecida em parceria com a CNN Brasil