Em meio à polêmica, COI reafirma ‘total confiança’ em Agência Antidoping

Em meio à polêmica, COI reafirma ‘total confiança’ em Agência Antidoping
COI anunciou suspensão do Comitê Olímpico Russo COI publicou posicionamento reiterando confiança na Agência Mundial Antidoping COI
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Posicionamento foi divulgado nesta quinta-feira (11)

Itatiaia Esporte       Por 

 

O Comitê Olímpico Internacional (COI) reafirmou sua “total confiança” na Agência Mundial Antidoping (AMA), nesta quinta-feira (11). A AMA vem sendo criticada nos últimos meses pela forma como conduziu o caso de um possível doping de nadadores chineses.

Há dois dias foi publicado o relatório provisório da investigação independente sobre o caso dos 23 nadadores chineses flagrados em exame antidoping em 2021. Os atletas não foram suspensos, o que colocou a AMA em uma situação comprometedora após a imprensa ter revelado o ocorrido.

“O COI pede a todas as partes envolvidas que respeitem a autoridade suprema da AMA na luta contra o doping”, acrescentou o comitê em comunicado. Nos Estados Unidos, a USADA (Agência Antidoping dos EUA) continua acusando a AMA de tentar abafar o escândalo e uma investigação federal foi aberta no país.

De acordo com Eric Cottier, procurador suíço que foi designado em abril para examinar a condução do caso por parte da AMA, a organização “não favoreceu” a China, país que decidiu não punir os nadadores que testaram positivo para trimetazidina, uma substância proibida desde 2014. O país asiático concluiu na ocasião que o teste positivo se devia a uma contaminação alimentar.

O relatório de Eric Cottier considerou que a conduta da AMA de “não recorrer” contra a decisão da China de não punir os atletas foi “razoável”. Segundo Cottie, diante da fraca possibilidade de um recurso ser acatado, haviam poucos elementos que pudessem desmentir a tese de contaminação.

Vários desses nadadores ganharam medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 e 11 deles estão classificados para os Jogos de Paris.