Cruzeiro pode completar 16 finais de torneios sul-americanos se passar pelo Lanús

Cruzeiro pode completar 16 finais de torneios sul-americanos se passar pelo Lanús
Cruzeiro empatou o jogo de ida com o Lanús Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Clube estrelado já decidiu diversas competições continentais em sua história e pode fazer sua primeira final da Sul-Americana

O Tempo Sports   Por Frederico Jota

 

O Cruzeiro pode conquistar, nesta quarta (30), uma vaga na final da Copa Sul-Americana, um feito inédito na história do clube estrelado. Se confirmar a vaga na decisão, o Cruzeiro completará nada menos do que 16 finais de competições sul-americanas, desde que elas foram criadas, na década de 1960. Para isso, precisa vencer o Lanús, na Argentina, às 19h. Na ida das semifinais, empate em 1 a 1 no Mineirão. Novo empate leva a definição para os pênaltis.

Bicampeão da Libertadores, em 1976 e em 1997, vencendo River Plate e Sporting Cristal, do Peru, respectivamente, o Cruzeiro decidiu a competição outras duas vezes, em 1977 e em 2009, quando foi derrotado pelos argentinos Boca Juniors e Estudiantes.

O Cruzeiro também tem no currículo quatro finais da extinta Supercopa dos Campeões da Libertadores, todas contra argentinos. Foi campeão em 1991 e 1992, vencendo River Plate e Racing, e vice em 1988 e em 1996, quando perdeu para Racing e Vélez Sarsfield.

Na lista também estão três decisões de Recopa. Em 1992, perdeu nos pênaltis para o Colo-Colo, do Chile, em jogo único realizado em Kobe, no Japão. Em 1993, nova decisão e derrota nos pênaltis, agora para o São Paulo, depois de dois 0 a 0. E, em 1998, duas vitórias sobre o River Plate, em duas partidas que também valeram pela extinta Copa Mercosul, torneio no qual o Cruzeiro foi o vice-campeão no mesmo ano de 1998, derrotado pelo Palmeiras.

As outras três decisões foram em torneios que existiram por pouco tempo. A Copa Master da Supercopa, que reunia os campeões da Supercopa, teve apenas duas edições. Na primeira, em 1992, o Cruzeiro perdeu a final para o Boca Juniors. Em 1995, em um torneio com apenas dois clubes, o clube estrelado derrotou os paraguaios do Olimpia.

Para fechar a série de decisões, o Cruzeiro foi finalista da Copa Ouro, torneio que reunia os campeões de todos os torneios da Conmebol (Libertadores, Conmebol, Supercopa e as Copas Master da Conmebol e da Libertadores) e que teve apenas três edições entre 1993 e 1996. O Cruzeiro decidiu e venceu o torneio de 1995, diante do São Paulo, com uma vitória por 1 a 0 para cada lado e fora de casa, com triunfo azul nos pênaltis. A curiosidade é que os dois jogos também valeram pela Supercopa.