Tudo ou nada: Cruzeiro visita o Lanús precisando vencer para chegar à final da Sul-Americana

Tudo ou nada: Cruzeiro visita o Lanús precisando vencer para chegar à final da Sul-Americana
Diniz ainda não ganhou sob o comando do novo time Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Pressionado por melhores resultados e desempenhos, time estrelado busca 'salvar' a temporada

O Tempo    Por Gabriel Moraes

 

Após uma campanha de 'trancos e barrancos', o Cruzeiro terá, na noite desta quarta-feira (29/10), a oportunidade de garantir uma classificação para a final de um torneio internacional após 15 anos. Mas a tarefa é árdua: terá que vencer o Lanús diante de 50 mil torcedores na Argentina.

Com um amargo empate por 1 a 1 no Mineirão, pela ida da eliminatória, a equipe celeste só pensa no triunfo durante os 90 minutos para estar na decisão, diante de Corinthians ou Racing. Em caso de novo empate, a disputa irá para os pênaltis.

Apesar do adversário estar em crise, visto acumular 11 partidas sem vencer e estar na 26ª colocação do Campeonato Argentino, os granates se mostraram, em Belo Horizonte, com plena capacidade de avançar. Mas o que também pesa no lado celeste é o próprio time, que precisará se provar.

A Raposa, de Diniz, vem de sete jogos sem vencer, sendo seis deles sob o comando do novo treinador. Em decadência no Brasileirão, onde conquistar uma vaga na Libertadores vem sendo dificultada, os jogadores estrelados precisarão mostrar força e qualidade em La Fortaleza para reconquistar a confiança da torcida.

Com pouca tradição na Sul-Americana e bicampeão da Libertadores, a última final continental do Cruzeiro aconteceu em 2009, na fatídica derrota para o Estudiantes, em casa. De lá para cá, os maiores títulos foram nacionais: dois Campeonatos Brasileiros e duas Copas do Brasil.

Lautaro aprimora físico. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Time

O mistério continua sobre o que é trabalhado internamente, por isso, a escalação inicial ainda tem algumas dúvidas. Entre elas, está se o volante Walace será ou não titular, podendo fazer dupla com Romero, que cumpriu suspensão na ida.

Já no ataque, Barreal é cotado para ser titular novamente, enquanto Lautaro é dúvida – não está confirmado se o argentino está 100% fisicamente. Já no gol, Cássio, recuperado de um edema na coxa direita, deve ser titular após ser poupado de duelo com o Athletico no final de semana, quando perdeu por 3 a 0.

Lanús

Argentinos deram trabalho no Gigante da Pampulha. Foto: Flávio Tavares/O TEMPO

Com uma péssima campanha na liga nacional, o Lanús aposta todas as suas fichas em chegar à final e ser campeão da Sul-Americana. Assim como o Cruzeiro, com uma equipe praticamente reserva, os granates perderam no final de semana – 1 a 0 para o Atlético Tucumán.

Para este decisivo jogo, o treinador Zielinski ganhou o reforço de dois atletas que não viajaram ma semana passada devido a lesões: do lateral-direito Leonardo Jara e do zagueiro Ezequiel Muñoz. Ambos podem estar entre os 11 iniciais.

Ficha técnica

O quê: Lanús x Cruzeiro

Quando: quarta-feira, 30 de outubro de 2024, às 19h (de Brasília)

Motivo: volta da semifinal da Copa Sul-Americana

Onde: estádio La Fortaleza, em Buenos Aires-ARG

Provável Lanús: Nahuel Losada; Juan José Cáceres (Leonardo Jara), Carlos Izquierdoz, Gonzalo Pérez (Ezequiel Muñoz) e Julio Soler; Felipe Peña Biafore, Luciano Boggio e Ramiro Carrera; Marcelino Moreno, Lautaro Acosta e Walter Bou. Técnico: Ricardo Zielinski

Provável Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Walace (Álvaro Barreal), Matheus Henrique e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Lautaro Díaz) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz

Arbitragem: Juan Gabriel Benítez (PAR); Eduardo Cardozo (PAR) e Milciades Saldivar (PAR). VAR: Derlis López (PAR)

 

Transmissão: Paramount+