Contribuintes terão três meses a mais para pedir isenção do IPTU

Contribuintes terão três meses a mais para pedir isenção do IPTU
carne-IPTU/Fernando Priamo/Arquivo-TM
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Prazo que se encerraria no fim deste mês foi prorrogado para o fim de setembro

Tribuna     Por Hugo Netto

 

A data final do prazo para solicitar a isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) foi prorrogada por um decreto, publicado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nesta terça-feira (18).

O decreto anterior, publicado em outubro do ano passado, previa que o pedido deveria ser protocolado entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho deste ano. Agora, o processo poderá ser realizado, por protocolo eletrônico, até o dia 30 de setembro.

Pela lei, têm direito à isenção servidores municipais, ex-combatentes, aposentados, agremiações esportivas e carnavalescas, templos religiosos, sedes de associações de moradores e imóveis em áreas de programas de interesse social, com restrições referentes à metragem do imóvel e renda mensal, por exemplo.

A isenção do tributo não abrange a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) e nem a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (CCSIP).

Mudança de sistema trouxe problemas ao imposto

Esta é a terceira prorrogação realizada no IPTU, neste ano. O imposto, que teve o valor contestado por mais de 1.600 contribuintes, passou por complicações desde o fim do ano passado, graças a uma mudança de sistema realizada pela Prefeitura. O processo levou até mesmo auditores fiscais, responsáveis pela fiscalização do lançamento, a se afastarem dos cargos

No início do ano, o prazo para pagamento do tributo à vista, com desconto, foi prorrogado de 2 de fevereiro para 29 do mesmo mês, após reclamações de contribuintes que alegaram dificuldades para imprimir o boleto de pagamento. Já o prazo para pagamento da primeira parcela foi estendido para o dia 29 de março.