Chuvas em MG: 160 mineiros precisaram deixar suas casas nas últimas 48h

Chuvas em MG: 160 mineiros precisaram deixar suas casas nas últimas 48h
Viatura da Defesa Civil estadual — Foto: Cláudio Rabelo/CMBH
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Estado tem 96 cidades em emergência por danos causados por tempestades

Por Isabela Abalen  O Tempo

O final de semana de chuvas deixou estragos em Minas Gerais. Desde sexta-feira (22 de março), o Estado somou 160 pessoas desalojadas, isto é, que tiveram que deixar suas casas e buscar abrigo na residência de família ou amigos. A grande maioria dos novos casos estão em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, onde um temporal caiu na sexta-feira. 

Com a atualização do boletim da Defesa Civil, ao todo, 2.799 mineiros estão nessa situação por danos causados pela água. O Estado tem ainda mais 399 pessoas que foram acolhidas em abrigos públicos. Desde o início do período chuvoso, em 27 de setembro do ano passado, seis mineiros morreram em decorrência das chuvas.

A última morte foi registrada em janeiro, quando um motociclista de 39 anos foi arrastado pela enxurrada para dentro de uma galeria que dá acesso a um córrego em Viçosa, na região da Zona da Mata. O boletim da Defesa Civil contabiliza 96 municípios de Minas em emergência por danos das tempestades. 

Patos de Minas

De acordo com a Defesa Civil, 150 dos 160 mineiros que deixaram suas casas neste fim de semana estão em Patos de Minas. No final da tarde de sexta (22), a cidade foi atingida por um grande volume de chuvas, “resultando em inundações, alagamentos e enxurradas”, informou o órgão.

Os serviços essenciais não chegaram a ser afetados. Devido à enxurrada, no entanto, o muro de arrimo de um condomínio residencial cedeu muito próximo aos blocos de apartamentos, e o local foi interditado. “A Defesa Civil Municipal atuou no apoio para restabelecer a normalidade e a empreiteira responsável pela edificação tomou as providências para resolver os danos”, diz o boletim.