Procon multa Banco PAN em mais de R$ 1,8 milhão por irregularidades em serviço de atendimento ao consumidor

Procon multa Banco PAN em mais de R$ 1,8 milhão por irregularidades em serviço de atendimento ao consumidor
Procon-MG multa Banco PAN em mais de R$ 1,8 milhão por irregularidades em serviço de atendimento ao consumidor — Foto: Divulgação/MPMG
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Processo administrativo foi motivado pela reclamação de um cliente da instituição bancária, que relatou dificuldades para entrar em contato com o SAC.

Por g1 Minas — Belo Horizonte

 

O Procon do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) multou o Banco PAN em pouco mais de R$ 1,8 milhão por irregularidades no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A condenação ocorreu em um processo administrativo instaurado pelo órgão.

Segundo a promotoria, o procedimento foi motivado pela reclamação de um cliente da instituição bancária, que relatou dificuldades para entrar em contato com o SAC. Outras centenas de queixas semelhantes foram registradas no próprio Procon e em plataformas como o "consumidor.gov" e "Reclame Aqui".

A fiscalização constatou que o serviço condiciona o acesso inicial à identificação prévia do solicitante, recusa o envio do número de protocolo de atendimento por SMS ou e-mail e não oferece a gravação da chamada. De acordo com o Procon, essas ações violam o Código de Defesa do Consumidor e a legislação que regulamenta o SAC.

 

"É direito básico daquele que procura o atendimento telefônico receber um registro numérico para acompanhar a sua demanda e ter acesso a ele quando solicitado, assim como ter acesso à gravação da conversa. O direito a essa informação é dever legal do fornecedor, cujo descumprimento qualifica-se como antijurídico e injusto", explicou Glauber Tatagiba, coordenador do Procon-MG e promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte.

 

O Banco PAN ainda pode recorrer da multa. Em nota, a instituição disse que "não comenta processos em andamento na Justiça, reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento".