Bunker do edifício Acaiaca é aberto para visitação; veja quando antigo abrigo antibombas será inaugurado

Bunker do edifício Acaiaca é aberto para visitação; veja quando antigo abrigo antibombas será inaugurado
Dois dos quatro ambientes do bunker do Acaiaca foram reformados para visitação Foto: Ataliba Coelho
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Espaço foi construído por decreto de Getúlio Vargas e nunca precisou ser utilizado como esconderijo

O Tempo   Por Gabriel Rodrigues

 

A partir do dia 16 de janeiro, turistas e belo-horizontinos podem fazer uma visita ao passado no centro de Belo Horizonte — debaixo da terra. Após anos de planejamento, o bunker do edifício Acaiaca, que um dia já foi o prédio mais alto da capital, será aberto para visitação.

O bunker é um abrigo antiaéreo planejado para abrigar até 300 pessoas em um eventual ataque a bombas. O projeto é dos anos 40, quando o então presidente Getúlio Vargas ordenou que prédios com aquela dimensão tivessem um abrigo contra bombas, em plena Segunda Guerra Mundial.

O projeto para reforma do bunker é encabeçado há anos pelo administrador do prédio, Antônio Miranda. Também é de Miranda a iniciativa do mirante Terraço Acaiaca e a idealização de uma tirolesa até o parque Municipal — esta, sem data para se tornar realidade.

Aos 87 anos, agora ele realiza um sonho. “É uma retribuição que eu faço à cidade de Belo Horizonte, para onde minha família veio do interior de Minas na década de 40. Foi aqui que estudei, que encontrei minha esposa e criei minha família. O trabalho que faço é uma retribuição por tudo o que a cidade me proporcionou e ainda me proporciona”, diz.

Dois dos quatro ambientes do bunker foram reformados e, durante o passeio, os visitantes assistirão a um vídeo sobre a história do local. A ideia é que eles também aproveitem o dia para ir até o Terraço Acaiaca no 26º andar. “A intenção é tornar o Acaiaca um parque vertical”, pontua o diretor de atrações do edifício, Márcio Crivellari. Outra novidade prevista para este ano é um elevador panorâmico do 26º ao 30º andar — o motor que possibilitará a reforma será entregue em fevereiro, segundo Crivellari.

Bunker do edifício Acaiaca

Artistas pintaram murais próximo ao bunker do Acaiaca. (Crédito: Ataliba Coelho / Instagram @atalibacoelho)

Os horários e preços de visitação do bunker do Acaiaca serão divulgados nos próximos dias nos perfis do Instagram @edificioacaiaca e @terracoacaiaca. O endereço do prédio é avenida Afonso Pena, 867, no centro de BH.